CAARO e OAB Mulher promovem um dia especial às mulheres advogadas

Página Inicial / CAARO e OAB Mulher promovem um dia especial às mulheres advogadas

Um dia inteiro de atividades voltadas para homenagear, presentear e dividir experiências na área da justiça e da saúde. Assim a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) e a Comissão da OAB Mulher da Seccional deram início ao dia especial dedicado às mulheres nesse 08 de março com o seminário A Mulher, Justiça e Sociedade.

A programação começou logo cedo com um café da manhã que foi servido às advogadas e demais convidadas. Em seguida teve início a palestra com a delegada Edna Mara Souza, titular da Delegacia Especializada na Defesa da Mulher e da Família que falou sobre a “Violência Contra a Mulher”. Ela destacou vários pontos sobre a Lei 11.340/06 e suas inovações, citou casos presenciados por ela na Delegacia e apresentou dados estatísticos que mostram a evolução no número de denúncias de violência contra a mulher.

“Entendemos que os números da violência não aumentaram. O que houve foi uma maior conscientização das mulheres quanto aos seus direitos, aliados ao reconhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de declarar a constitucionalidade da Lei e da autorização para que o Ministério Público possa ingressar com Ações Penais contra os agressores”, pontuou a Delegada.

Logo depois, foi a vez da médica oncologista Maria Odete Abrantes Correia Lopes com o tema “Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero”. De forma bastante simples e por meio de transparências descontraídas, ela explicou como funciona a fisiologia feminina, fez recomendação às mulheres quanto aos cuidados necessários para prevenir essas doenças com bastante ênfase aos cuidados com a alimentação e a prática regular de exercícios. “A estimativa do Inca é que haja neste ano mais de 18 mil casos registrados de câncer de colo de útero e mais de 56 mil de câncer de mama. A melhor forma de prevenir casos complicados é a realização rotineira de preventivos”, explicou a médica.

“Uma manhã extremamente produtiva em que as mulheres puderam confraternizar, dividir experiências e serem brindadas com maravilhosos presentes cedidos pelos parceiros do evento conveniados da CAARO e adquirirem mais conhecimento por meio das palestras”, resumiu a Vice-Presidente da OAB/RO, Veralice Veris. Vera ainda falou em seu discurso sobre a necessidade de união entre as mulheres e de que elas olhem para trás lembrando das conquistas alcançadas até hoje. “Vamos olhar o copo e reconhecer nossas conquistas ao longo do anos naquele espaço que está preenchido. Reconhecer que devemos nos unir, aprender a valorizar as mulheres que estão no poder honrando nosso gênero e trabalhar para preencher o restante do espaço que falta no copo”.

Por sua vez a Presidente da Comissão da OAB Mulher, Elda Luciana Melo, fez um breve relato da principal missão da Comissão que é evitar que as profissionais continuem sendo desrespeitadas nos presídios, delegacias e demais autarquias. “Chega de desrespeito à nossa atividade só porque somos mulheres. Trabalharemos incansavelmente para mudar esse cenário”.

A Tesoureira da CAARO, Verônica Cordovil, salientou os convênios que estão sendo realizados hoje pela Caixa que beneficiam as mulheres. “Estamos buscando convênios que possam nos dar oportunidades de cuidar da nossa saúde e que nos traga mais educação”. Verônica aproveitou para agradecer todos os parceiros do evento que ajudaram a proporcionar um dia muito especial às mulheres por meio de doação de brindes, parceiros esses que são: Avon, Elisângela Carvalho, Sbarzi Clínica de Odontologia, Academia Contours, Água de Cheiro, Carmen Steffens, Espaço Glam, Spa das Sobrancelhas e Espaço Cuidar.

Atividades continuaram durante todo o dia
Desde cedo, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren), instalou uma unidade de móvel, onde foi montado um mini consultório para a realização do exame (toque) do câncer de mama e o “Papanicolau” – exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. O Coren também disponibilizou enfermeiras para aferirem pressão das participantes e realizar testes de glicemia.

À noite, a Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) da Seccional da OAB/RO, dará continuidade ao dia especial dedicado às mulheres com a realização da palestra com a advogada Estefânia Ferreira de Souza Viveiros, ex-presidente da OAB/DF e atual Presidente da Comissão Nacional de Reforma do Código de Processo Civil do Conselho Federal da OAB. Ela vai falar sobre “O Papel da Mulher na Advocacia”.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa