Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Subseção de Ouro Preto do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou o “Café Jurídico”, com a palestra “Violência Obstétrica”, ministrada pela advogada Tainá Amorim Lima no intuito de informar as mulheres, principalmente as gestantes, sobre o que é a violência obstétrica, como identificar, e o seu respaldo legal.
Durante a palestra, a advogada Tainá Amorim Lima explanou sobre as formas mais comuns de violência, tanto na gestação quanto na hora do parto, os impedimentos, as ações verbais, os procedimentos que causem dor ou sofrimento desnecessários à mãe e ao bebê, e a importância de respeitar a escolha da mulher.
Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, “é importante conscientizar as mulheres, e a população em geral, sobre esse tema que tem ganhado muita repercussão, e explanar de forma objetiva sobre seus aspectos legais e suas consequências”.
“O Dia Internacional da Mulher é sempre uma data muito especial para comemorar, então, é muito interessante que sejam discutidos temas importantes para o universo feminino, e, também, para a população. Parabenizo todas as mulheres pela passagem desta data, em especial às aguerridas advogadas de Rondônia”, ressalta o presidente da Subseção, Herbert Wender Rocha.
A conselheira federal Veralice Veris esteve presente ao evento e destacou que este é um assunto que precisa ser cada vez mais discutido. “São várias as formas de identificar a violência obstétrica, e o conhecimento é a melhor forma de prevenção. A mulher gestante tem os seus direitos, suas escolhas e elas devem ser respeitadas”.