Nascida em Porto Velho, Vanessa Esber é filha de Magda Machado Esber, mineira, e Mikhael Esber, libanês e pioneiro no estado, conhecido por abrir a primeira pizzaria da cidade, a “Roda Viva”. Crescendo em um ambiente de empreendedorismo e perseverança, foi inspirada pelo trabalho árduo de seus pais. Hoje, como vice-presidente da OAB Rondônia, Vanessa é uma liderança que reflete sua trajetória marcada pela dedicação ao Direito e compromisso com a advocacia rondoniense.
Desde jovem, Vanessa demonstrou sua determinação e visão de futuro. Passou por escola particular e militar. A escolha pela carreira de Direito surgiu naturalmente, influenciada pelo exemplo de sua mãe, que absorveu conhecimento ao longo da vida, tornando-se especialista em licitações.
Sua prática jurídica é voltada à defesa de empresas em processos licitatórios e servidores públicos. Com ênfase no direito público e administrativo, busca corrigir injustiças, seja assegurando a manutenção ou celebração de novos contratos, ou combatendo penalidades indevidas, garantindo segurança jurídica tanto para fornecedores quanto para servidores públicos.
Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando conseguiu reverter uma situação injusta para um cliente de longa data. Após sua funerária ser excluída injustamente do mercado, devido a uma exigência ilegal em 2021, Vanessa lutou por três anos para garantir sua reintegração.
“Ver a emoção dele ao recuperar sua fonte de renda foi indescritível, foi como se ele tivesse recuperado sua vida e dignidade”, relembra com um brilho nos olhos.
Sua trajetória na OAB Rondônia começou pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), onde Vanessa ingressou com o intuito de ajudar. No entanto, foi transformada pelas histórias de mulheres que enfrentavam violência e desafios diários, o que a motivou a se envolver ainda mais com a Comissão da Mulher Advogada.
“A comissão me ensinou o verdadeiro significado de empatia e solidariedade. Tive a chance de trabalhar para combater a violência e fazer a diferença na vida de muitas mulheres”, afirma.
O trabalho na Comissão chamou a atenção de Márcio Nogueira, presidente da OAB RO, que a convidou para integrar a nova diretoria como vice-presidente. Para Vanessa, esse convite foi uma oportunidade de continuar fortalecendo a classe e contribuindo para a construção de um sistema de justiça mais justo e inclusivo.
Com 18 anos de experiência como advogada administrativista, atuando especialmente na área de licitações e contratos, Vanessa acredita que a advocacia é uma ferramenta poderosa para transformar a realidade. Como vice-presidente da Seccional rondoniense, ela busca utilizar sua vasta experiência para fortalecer a profissão e promover mudanças significativas para a classe.
“Comprometo-me a lutar diariamente para fortalecer a advocacia rondoniense, defender as prerrogativas da profissão, promover a inclusão das mulheres em espaços de poder e decisão, e atuar em causas que protejam a Constituição e a sociedade”, expressou.