A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na última sexta-feira (15), na Subseção de Ji-Paraná, o projeto ‘Salvar Vidas’, iniciativa que teve o intuito de incentivar a coleta e atualização de cadastro dos doadores voluntários de medula óssea. A ação movimentou o registro anual do Hemocentro de Ji-Paraná (Hemojipa), que chega a quase mil cadastros de doadores voluntários de medula óssea, neste ano.
Como forma de sensibilizar a população e garantir que mais pessoas realizem as doações e cadastros, o Hemojipa funcionará, nessa quarta-feira (19), em horário alternativo, com atendimento das 18h às 21h. O intuito é ter um horário mais flexível para atender o máximo de pessoas. Para doar, é preciso estar com os documentos pessoais.
O presidente da Seccional, Andrey Cavalcante, afirma que a intenção é que o doador tenha mais uma alternativa para realizar a boa ação. “Parabenizo os idealizadores e todos que contribuem com esse importantíssimo projeto. Sabemos que hoje as pessoas têm uma vida muito atribulada e, por isso, foi feito esse horário especial de atendimento, e quem não pode comparecer à nossa campanha na sexta, agora, poderá participar dessa ação tão nobre. Ser um doador de medula é doar vida”, lembra.
De acordo com a presidente da Subseção, Solange Aparecida, a participação e colaboração na campanha foram essenciais para manter atualizados os dados cadastrais dos doadores, o que facilita e agiliza a chamada do doador no momento exato.
“Estamos felizes pelas pessoas que fizeram seus cadastros e tivemos muitas atualizações de dados, que é muito importante para o processo. Quando um paciente necessita do transplante de medula é porque não há outro tratamento que possa salvar sua vida, ele depende exclusivamente de encontrar uma pessoa compatível. Infelizmente ainda é muito difícil achar um doador fora da família, por isso é importantíssimo que o maior número possível de pessoas esteja cadastrado e com dados atualizados”, contou.
Solange conta ainda que o medo, a falta de incentivo e de conhecimento em relação ao processo de doação contribui para que algumas pessoas decidam por não ser doador. “Por isso, é tão importante divulgar ao máximo as campanhas, para que a população saiba as informações corretas e passe a aderir cada vez mais a esta grande causa”, destaca.
Os interessados em doar podem procurar o Hemojipa, que atende sempre das 7h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira. A sede fica localizada na Avenida Clovis Arrais, 2207, Urupá. Mais informações pelos telefones: (69) 3421-1615 e (69) 3422-6762.