A ‘Campanha Vacinação Antigripal – contra a gripe, o recurso é a vacina’, por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), braço assistencial da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), imunizou 597 advogados no mês de setembro. Nessa última etapa da iniciativa, realizada entre os dias 12 e 20, os profissionais das 18 Subseções tiveram a oportunidade de receber a vacina.
Até agora, já foram promovidas quatro etapas da campanha no estado. “O objetivo é atender o maior número possível de advogados em todo o estado. Sabemos dos riscos do H1N1 e cuidar do bem-estar e da saúde dos profissionais da advocacia está entre nossas atribuições institucionais”, destaca o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.
Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina disponibilizada pela Ordem é trivalente e imuniza contra a influenza B (subtipo Brisbane), H1N1 e H3N2. A vacinação é realizada em dose única. “A Caaro buscou o que há de mais avançado na prevenção à gripe. As ações da Caixa procuram sempre o melhor para os advogados, é nosso dever”, enfatiza o presidente da Caaro, Rochilmer Rocha Filho.
A quarta etapa da campanha passou pelos municípios de Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado Do Oeste, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Vilhena. Os advogados regularmente inscritos e seus dependentes legais puderam participar.
Prevenção
A gripe é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. A OMS e o Ministério da Saúde reforçam que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe, entre elas, ações de higiene como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias. Também é necessário cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.