Carreiras Jurídicas: acadêmicos de direito de Ariquemes visitam a OABRO

Página Inicial / Carreiras Jurídicas: acadêmicos de direito de Ariquemes visitam a OABRO

Acadêmicos do curso de Direito de Ariquemes foram recepcionados pelo Diretor-Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), Marcos Zani, durante o projeto “Carreiras Jurídicas” na última sexta-feira (30). O objetivo do projeto é proporcionar aos acadêmicos do 9º período do curso de direito uma imersão na prática jurídica, apresentando a estrutura e o funcionamento do sistema Ordem, além de promover o contato direto com instituições e autarquias do direito.

Marcos Zani, diretor-tesoureiro da OABRO, destaca a relevância da iniciativa do projeto. “Esta visita representa uma oportunidade para os acadêmicos conhecerem a estrutura da OABRO, compreenderem o papel do conselho, das diretorias e das comissões. Além disso, oferece a perspectiva de como a OABRO opera de forma cooperativa, buscando benefícios para a sociedade em sua totalidade”.

Durante o evento, os alunos não apenas conheceram as dependências e a estrutura da OABRO, mas também tiveram a oportunidade de entender o funcionamento do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), um órgão auxiliar independente com a responsabilidade de orientar e aconselhar sobre questões éticas relacionadas à prática da advocacia.

Jessica Villas-Bôas, membra do TED, apresentou aos docentes de Ariquemes o funcionamento do Tribunal. “Entre as principais funções do TED está a resposta a consultas de advogados para esclarecer se um ato pode ser considerado uma infração ética, além de emitir resoluções para garantir a integridade e independência da advocacia, contribuindo para o respeito e prestígio da classe”, salienta.

A professora Cintia Muniz, coordenadora do projeto “Carreiras Jurídicas”, destaca a importância dessa iniciativa na vida acadêmica dos alunos. “O objetivo é proporcionar uma visão prática da carreira jurídica, despertando o interesse dos estudantes e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirma a professora.

A professora Cintia Muniz, coordenadora do projeto “Carreiras Jurídicas”, destaca a importância dessa iniciativa na vida acadêmica dos alunos. O objetivo é proporcionar uma visão prática da carreira jurídica, despertando o interesse dos estudantes e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirma a professora.

Marcos Zani reforça o compromisso da OABRO em estabelecer parcerias com instituições de ensino para destacar a carreira dos futuros profissionais do direito. “A OABRO tem o comprometimento com os futuros advogados e advogadas do estado, proporcionando oportunidades para conhecer as iniciativas da Ordem, influenciando positivamente em suas trajetórias acadêmicas e profissionais”, conclui.