Página Inicial / Cléia Aparecida Ferreira é a homenageada da quinta edição do projeto “A Voz da Mulher”

A OAB Rondônia promoveu, na noite desta terça-feira (03), a quinta edição do projeto “A Voz da Mulher: Mulheres, Vivências e Experiências – Inspiração e Histórias”, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Comissão da Mulher Advogada (CMA), através de transmissão pela plataforma Facebook @oabrondonia.

A ação, que visa homenagear advogadas do estado que tiveram notável reconhecimento em sua atuação profissional, presta honras este mês a Cléia Aparecida Ferreira. Advogada criminalista e ex-presidente da Subseção de Ji-Paraná no período de 1995 a 1997, Cléia Aparecida advoga há 46 anos, sendo que 44 em Rondônia.

Em Ji-Paraná, também exerceu o cargo de vice-presidente, secretária e tesoureira da subseção. Foi presidente fundadora passando por todos os cargos da diretoria da Associação da Ordem dos Advogados de Ji-Paraná. Além disso, também exerceu a presidência no Conselho Municipal da Mulher e Junta Desportiva do município.

Para o presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, é um motivo de muita honra e alegria para a Seccional homenagear Cléia Aparecida. “Uma das maiores alegrias que tenho é de participar desse projeto e homenagear essas mulheres que fizeram e fazem pela Ordem, por isso parabenizo também a idealizadora, Glória Chris Gordon. Nossa homenageada de hoje, doutora Cléia, tem uma história bonita precisa ser ressaltada. Por isso, estendemos essas honras à doutora Clea Aparecida com muita satisfação, pois é o reconhecimento de todo trabalho que foi feito para a advocacia de Rondônia. Hoje, a senhora está recebendo o abraço de toda a advocacia de Rondônia e reconhecimento pelo seu legado, engrandecimento e fortalecimento da nossa profissão”.

“Sempre admirei muito o trabalho que a doutora Cléia fez por Ji-Paraná, pela advocacia de Rondônia e pela mulher advogada. O espaço que temos hoje na OAB foi aberto por mulheres como a senhora, e ele continua, pois são pessoas como a senhora que nos fortalecem. Então, que ele sirva de exemplo para que novas colegas venham participar da OAB”, homenageou Solange Aparecida, vice-presidente da Seccional e diretora geral da ESARO.

“O projeto A Voz da Mulher tem o objetivo de incentivar outras pessoas a vir fazer parte da advocacia e da OAB e com certeza a sua história representa esse convite”, declarou a primeira vice-presidente da CMA e vice-presidente da subseção de Cacoal, Glória Chris Gordon, em suas palavras à homenageada.

Homenageada

Cléia Aparecida contou um pouco de sua história durante o evento. “Desde pequena queria e sou realizada por ser advogada. Tenho na advocacia o meu maior pedestal. Ela me deu tudo que tenho e construí. Quando cheguei em Rondônia, as prerrogativas não eram respeitadas, e eu tinha uma aparência magra e frágil, então em todas as audiências que participava, os juízes determinavam escolta para mim. Por isso, fui a advogada que mais recebeu escolta, pois perdemos um colega e eles tinham esse cuidado comigo”.

Para ela o caminho foi desafiador, mas as dificuldades apenas oportunizaram mais coragem. “Precisei ter determinação, persistência e vontade de vencer. Advocacia é pra quem tem coragem. Por isso digo a quem começa hoje, que deve persistir sempre e nunca desistir. Dizem que os grandes heróis da história são formados nos momentos difíceis. Então, nos obstáculos que os advogados encontrem, precisam parar, pesquisar, estudar, e então irão achar uma saída.

Em seus anos de advocacia, quase todos também foram dedicados à OAB, que para ela, foi motivo determinante. “Foi nessa convivência com a ordem que eu aprendi muito e pude ajudar não só os advogados, mas a construção do sistema judicial em Ji-Paraná”.

Cléia Aparecida emocionou-se com a homenagem e disse ter renovado forças para permanecer na profissão. “Com todas essas palavras, sinto como se começasse a advogar hoje, com toda determinação e coragem. Obrigada ao presidente e toda a sua equipe que dá sustentação pra fazer essa OAB cada vez maior”.

Projeto “A Voz da Mulher”

Também prestaram homenagens, o secretário-geral da OAB Rondônia, Márcio Nogueira; a vice presidente da CMA em Ji Paraná, Jancleia Kvasne; e a advogadas Tamaris Bastos e Adriene Rodrigues.