A Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Ji-Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou, na última semana, visitas institucionais aos juízes diretores dos fóruns da comarca com o intuito de reforçar as prerrogativas das advogadas no exercício profissional.
Na ocasião, a principal pauta foi assegurar os direitos estabelecidos pela Lei Julia Matos no que tange às prerrogativas da advogada gestante ou lactante, garantindo-lhes passagem livre pelos fóruns sem serem submetidas a detectores de metais.
Foi solicitado aos magistrados atenção quanto a suspensão dos prazos processais das advogadas que derem à luz ou adotarem pelo período de 30 dias quando forem a única patrona da causa. Foi requerido ainda prioridade nas audiências e sustentações orais a essas profissionais, bem como reserva de vaga no estacionamento e fraldários no interior dos fóruns.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, comenta que a Comissão da Mulher Advogada é muito atuante e não mede esforços para garantir as prerrogativas das mulheres advogadas. “Parabéns a todas comissões da capital e do interior, pois trabalhando juntos, a classe se fortalece ainda mais”, diz.
A vice-presidente da CMA da Seccional, Glória Chris Gordon, destacou que os magistrados foram solícitos em atender aos pedidos e, sensibilizados pelas prerrogativas instadas, manifestaram apoio à Comissão ao tempo em que afirmaram uníssonos não medirem esforços para atender aos pleitos.