A secretária-geral adjunta da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Aline Corrêa, e representantes da Comissão da Mulher Advogada (CMA) estiveram na Justiça Federal na tarde desta terça-feira (30) com o objetivo de promover a conscientização sobre as prerrogativas das advogadas gestantes, lactantes ou adotantes e solicitar a adesão de medidas, como reserva de vaga em estacionamento e instalação de fraldários nos banheiros feminino.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, fala que toda a Seccional está trabalhando com afinco para garantir os direitos das mulheres. “Na nossa gestão, elas são pautas durante todo o ano, seja para lutar pelas prerrogativas das advogadas, seja para executar ou exigir medidas para diminuir a violência contra a mulher”.
Aline Corrêa ressalta que o trabalho de conscientização é extremamente importante para que as prerrogativas das advogadas sejam respeitadas. “Muitas vezes, o órgão desconhece as prerrogativas e por isso não atendem às necessidades destas mulheres. Felizmente, já pudemos observar que algumas instituições tem respondido as nossas solicitações e já reservaram vagas para as gestantes em seus estacionamentos”.
A presidente da CMA, Karoline Monteiro, explicou sobre a Lei Júlia Matos, que trata sobre as prerrogativas das gestantes, lactantes, adotantes e de advogado que se tornar pai. “É uma lei que trata sobre direitos das advogadas, mas que se estende a todas as usuárias do sistema Judiciário”.
O vice-diretor do Foro da Justiça Federal, Flávio Fraga, que recepcionou as advogadas, parabenizou as representantes pela iniciativa e disse ser defensor das bandeiras femininas e que ficaria muito feliz em implantar as medidas solicitadas o mais rápido possível.
Também participaram da reunião as advogadas Luiza Viana e Brenda Vasconcelos