Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

CNJ lança Guia de Gestão em Competência do Poder Judiciário

Página Inicial / CNJ lança Guia de Gestão em Competência do Poder Judiciário

Guia orienta tribunais para desenvolvimento das competências de servidores (Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ)

Guia orienta tribunais para desenvolvimento das competências de servidores (Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulga nesta sexta-feira (19) o manual “Gestão por Competências Passo a Passo: um Guia de Implementação”. Digital, interativa e aberta a todos os interessados, a publicação sugere e orienta tribunais no caminho do desenvolvimento das competências de seus servidores, a fim de alcançar os objetivos estratégicos da instituição. O guia também permitirá que o CNJ faça um mapeamento da gestão por competências no Judiciário, para posterior produção de políticas de desenvolvimento profissional para os servidores públicos.

Elaborado pelas servidoras Marina Brazil Bonani e Anali Cristino Figueirêdo, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud) do CNJ, o guia foi desenvolvido em 2015. A ideia de desenvolver um guia prático de gestão por competências nasceu de demandas internas e externas. “Muitos tribunais procuram o CNJ a fim de encontrar uma orientação, um suporte na tarefa de implementar a gestão por competências. Apesar de alguns tribunais apresentarem avanços no tema, ainda há muitos obstáculos que dificultam o alcance de resultados efetivos” explicou Marina Bonani.

Gestão organizada – “Gestão por competências é uma forma de lidar com os recursos humanos que existem no órgão de maneira prioritária, organizada e planejada. De tal forma que os objetivos estratégicos possam ser alcançados da melhor forma possível”, acrescentou Anali Figueirêdo. “A razão disso é produzir mais resultados para o órgão e, naturalmente, para o cidadão. Em geral, a implementação da gestão por competências é realizada de forma desorganizada, sem um acompanhamento contínuo e não conversa com os objetivos estratégicos dos órgãos”, observou a servidora.

Apesar de ser uma forma de permitir ao CNJ o monitoramento da situação da gestão por competências no Judiciário, a função do guia é orientar e não instituir regras nessa área. “Cada tribunal tem autonomia para gerir e adotar as metodologias que melhor couber dentro de seu planejamento estratégico. Esse é apenas um deles”, ponderou Bonani.

Resultado de pesquisas e visitas a diversos órgãos públicos, que já iniciaram a implementação do modelo de gestão por competência, o guia criado pelo CEAJud foi inspirado em gestões praticadas nos diversos ramos do Judiciário e em órgãos do Executivo e do Legislativo.

Como fazer
Para auxiliar os servidores que quiserem colocar em prática as sugestões do guia, foi criada a Comunidade de Gestão por Competências, onde é possível encontrar informações e grupos de discussão sobre o tema. Para acessar a Comunidade, é necessário o cadastro no portal do CEAJud. Dentro da Comunidade, o guia encontra-se na aba “publicações”. Cadastrado, o visitante terá acesso ao guia, fóruns de discussões, além de uma biblioteca virtual com publicações sobre o assunto.

O manual está em consonância com a Resolução 192/2014, que instituiu a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Judiciário.

Acesse o guia aqui.

Fonte da Notícia: Agência CNJ

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone