O treinamento foi realizado pelo gerente executivo substituto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Porto Velho, Franciomar Meneguetti e Adriele Pascoal Costa Lima, Técnica do Seguro Social e Chefe da Seção de Reconhecimento de Direitos da Gerência Executiva de Porto Velho, para os colaboradores da OAB Rondônia e da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), de forma híbrida. O objetivo é preparar todos a prestar o serviço no guichê virtual do INSS aos advogados da capital e interior.
A Central de Atendimento exclusivo do INSS será instalada em uma sala do Espaço CAARO, localizado na avenida Calama, 871, Porto Velho, para facilitar o acesso dos advogados previdenciaristas que terão um funcionário exclusivo para atender a estas demandas, dando maior celeridade as ações. O guichê também tem a finalidade de diminuir a presença física dos profissionais nas agências do INSS e com isso evitar a aglomeração e possíveis riscos de contaminação da Covid-19.
Os colaboradores foram instruídos quanto ao uso do sistema de serviços e/ou benefícios previdenciários, além da preparação e instrução de requerimentos para posterior análise do INSS.
O presidente da OABRO, Elton Assis, destacou que essa parceria com o INSS será importante para a advocacia, pois além de agilizar o atendimento, também dará mais efetividade aos requerimentos de benefícios.
Presente no treinamento, o presidente da CAARO, Elton Fülber, agradeceu os técnicos do INSS e garantiu toda a infraestrutura no Espaço CAARO para que a advocacia tenha um atendimento de excelência. Também estiveram presentes a presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário da OAB, Sintia Fontenele, e o vice-presidente da Comissão, Raduan Brito.