Nova ferramenta é de fácil utilização e beneficia a advocacia com mais comodidade; veja como usar
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou, na última quinta-feira (22), o treinamento de colaboradores para auxiliar os profissionais da advocacia a utilizarem o sistema INSS Digital. A Seccional iniciou o cadastramento de advogados e advogadas – que atuam principalmente na seara previdenciária – na plataforma que possibilitará requerer benefícios, exceto auxílio-doença, via internet.
Com o treinamento, todas as Salas de Apoio da OAB/RO terão colaboradores prontos para prestar orientações sobre o uso da nova ferramenta. Além disso, a advogada ou advogado que queiram tirar dúvidas acerca do sistema poderá comparecer ou ligar no Espaço Caaro (endereço e telefone abaixo), para inteirar-se sobre o programa que, após o cadastramento, habilita os profissionais para atuarem na esfera do INSS.
O cadastramento para a utilização da nova ferramenta é fácil e de utilização intuitiva. O interessado deverá acessar o site da OAB/RO, ir ao banner INSS Digital, localizado na parte inferior (ou clique aqui). Após acessar o link, é necessário baixar, imprimir, preencher e digitalizar o Termo de Compromisso; anexar o Termo de Compromisso; digitalizar a parte da frente da credencial da OAB; digitalizar a parte do verso da credencial da OAB; informar o CPF; digitar o número da OAB; escolher o tipo de inscrição na OAB; digitar o nome completo; e-mail de contato; número de telefone para WhattsApp, confirmar as informações e enviar. (Passo a passo detalhado abaixo)
O inovador projeto facilitará a atuação dos advogados previdenciaristas, que, a partir de agora, não precisam mais deslocar-se até uma agência do INSS para efetuar o atendimento, garantindo maior celeridade ao trâmite dos procedimentos. Os profissionais também não terão que enfrentar longas filas. Há casos de advogados que tiveram que ir ao local por volta das 5h e saíram somente na parte da tarde, sem ser atendidos.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, destaca que a iniciativa atende ao pleito da advocacia rondoniense. “Sempre estivemos focados em disponibilizar benefícios à classe advocatícia, para que nossa profissão seja cada vez mais valorizada. A Seccional não mediu esforços para colocar essa facilidade no ar e então buscamos utilizar o avanço tecnológico para otimizar o tempo dos profissionais”.
Para o secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, a capacitação é essencial para a melhor utilização da plataforma. “Os treinamentos e orientações são indispensáveis para que possamos manusear a ferramenta da melhor forma possível. Nossa expectativa é melhorar o atendimento, o tempo na agenda e de análise do processo, uma grande conquista para a advocacia”.
Informações
Para mais informações, o profissional pode procurar o Espaço Caaro, localizado na avenida Marechal Deodoro, 3225, Centro, Porto Velho. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A advogada ou advogado também podem ligar no número: 2141-5095.
Passo a passo
1- Baixar, imprimir, preencher e digitalizar em PDF o Termo de Compromisso.
2- Anexar o Termo de Compromisso (PDF).
3- Digitalizar a parte da frente da credencial da OAB (Qualquer arquivo).
4- Digitalizar a parte do verso da credencial da OAB (Qualquer arquivo).
5- Informar o CPF.
6- Digitar o número da OAB.
7- Escolher o tipo de inscrição na OAB.
8- Nome completo.
9- E-mail de contato (onde será recebida a confirmação de cadastro e demais informações do INSS).
10- Número de telefone para WhattsApp.
11- Confirmar as informações e enviar.
*O prazo é de até 24h para o cadastro ser efetivado junto ao INSS.
Clique aqui e faça seu cadastro.
Saiba mais>> OAB/RO inicia cadastramento de advogados no INSS Digital
Confira as fotos do treinamento: