Colégio de Presidentes aprova cota de 30% para mulheres nas eleições da OAB

Página Inicial / Colégio de Presidentes aprova cota de 30% para mulheres nas eleições da OAB

Por decisão unânime do Colégio de Presidentes, reunido em Brasília, a OAB Nacional recomendará a todas as chapas das eleições internas que contem com, pelo menos, 30% de mulheres em sua composição. A medida aplica-se inversamente a chapas majoritariamente femininas, visando igualdade de representação dos gêneros.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que a presença das mulheres equilibra a participação de todos no processo eleitoral. “Elas ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho e no setor público. Não é justo e nem correto que um pleito de tamanha importância, como é o da Ordem, aconteça sem a efetiva participação feminina”, justificou. A medida vale para eleições seccionais e nacionais.

Fernanda Marinela de Sousa Santos, presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB, parabenizou o Colégio pela decisão. “Como bem lembrou o presidente, a representatividade que a mulher tem alcançado nos diversos setores da sociedade deve ser fielmente refletida aqui, que é a casa dos advogados e da cidadania. Os tempos mudaram e a OAB mostra que está atenta a isso”, comemorou.

Tanto Marcus Vinicius como Fernanda Marinela lembraram que o momento para a decisão é propício em função do Outubro Rosa, movimento mundial comemorado no décimo mês do ano como forma de combate ao câncer de mama. O edifício do Conselho Federal da OAB, em Brasília, recebeu iluminação especial para lembrar a causa.

Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO, lembra que sua atual gestão é composta de muitas mulheres como a vice-presidente, presidentes das Subseções, conselheiras estaduais e uma conselheira federal, além de muitas presidentes de Comissões que representam brilhantemente a classe e incentiva ainda a participação ativa das profissionais na defesa da advocacia.

A presidente da Comissão das Mulheres Advogadas (OAB Mulher), da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Elda Luciana Oliveira Melo, comemorou a decisão do Colégio, pela valorização da mulher advogada que ganha com isso ainda mais espaço dentro do sistema OAB.

“As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço na advocacia, e poder representar a classe à frente dos Conselhos Seccional e Federal é sem dúvida uma grande oportunidade de fortalecimento para as mulheres advogadas”, pontuou Elda.

Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, participa Colégio de Presidentes Seccionais da OAB

O Colégio de Presidentes teve início na manhã desta terça-feira(07) reunindo-se extraordinariamente para discutir temas como a redação final da proposta do novo provimento sobre as regras eleitorais na OAB, regras de gestão, prestação de contas e transparência, política nacional de apoio ao jovem advogado brasileiro, honorários referenciais para mediadores advogados, entre outros assuntos de interesse da classe.

Andrey Cavalcante é o relator do tema “honorários referenciais para mediadores advogados”, que conforme a pauta será discutido nesta quarta-feira (08), último dia do Colégio de Presidentes deste mês.

Com informações do CFOAB

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO