Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Colégio de Presidentes da OAB/RO manifesta posição contrária a realização de audiências judiciais no modelo atual

Página Inicial / Colégio de Presidentes da OAB/RO manifesta posição contrária a realização de audiências judiciais no modelo atual

O Colégio de Presidentes das Subseções de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil reuniu-se, nesta quarta-feira (13), em sessão ordinária e virtual para deliberar uma série de medidas para enfrentamento ao novo cenário que a pandemia da Covid-19 impôs a advocacia. Entre as decisões, os presidentes manifestaram-se contrários ao atual modelo de realização de audiências judiciais. Para os presidentes a forma regulamentada impõe aos advogados o ônus de garantir os meios da realização de audiências de instrução e julgamento.

“Em muitas circunstâncias, dado que os tribunais e varas estão fechados, os advogados têm sido os responsáveis por viabilizar local adequado para os clientes participarem das sessões virtuais”, esclarece o presidente da Seccional Elton Assis. “Porém, em muitos casos, a realidade econômica dos jurisdicionados e da advocacia não comporta esse ônus, tanto quando falamos de espaços físicos e disponibilidade de pessoal, quanto ao acesso ao sinal de internet estável e de qualidade. Além disso, nessas situações, a responsabilidade pela segurança sanitária e de saúde da equipe dos escritórios também são colocadas em risco”.

Em decisão, ficou acordado que a OAB irá propor ao Judiciário para que ofereça alternativas e instruções para que as audiências ocorram com a concordância das partes. Já quanto a atuação institucional para indicar a diretriz de como o advogado deve atuar nos casos em que não há condição do Judiciário oferecer a estrutura adequada para as partes, será convocada uma audiência pública com a advocacia a fim de debater o tema.

“A prestação jurisdicional não pode parar. Para garantir o princípio do contraditório e direito de ampla defesa, o advogado é parte fundamental do processo, conforme previsto no art. 133 da Constitucional Federal. Porém, é dever do Estado disponibilizar essas instalações e equipamentos. Assim, é papel da Ordem lutar por essa essencialidade, além da integridade de saúde da advocacia e jurisdicionados”, finaliza Elton Assis.

 

III Colégio de Presidentes das Subseções

Realizado pela primeira vez de forma virtual, o Colégio discutiu também outros temas de interesse da advocacia e sociedade quanto a prestação jurisdicional e consequências das medidas de prevenção a contaminação pelo coronavírus.

Entre os debates, foi falado da suspensão de prazos e atos processuais; atuação da OAB Nacional em face das decisões do CNJ e demais Tribunais; prerrogativas dos advogados e jurisdicionados; produtividade de juízes e expedição de alvarás judiciais; programação de cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA); Ações da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO); cobrança de ISS no período de isolamento social e e advocacia pro bono.

Participaram da reunião a vice-presidente da Seccional e diretora geral da ESA/RO, Solange Aparecida; o secretário geral Márcio Nogueira; a secretária adjunta Aline Corrêa; o presidente da CAARO, Elton Fülber; os presidentes das Subseções de Alvorada do Oeste, Nilton Pinto de Almeida; Ariquemes, Brian Griehl; Cacoal, Diógenes Nunes de Almeida Neto; Cerejeiras, Wagner Aparecido Borges; de Guajará-Mirim, Erick Allan da Silva Barroso; Jaru, Ilizandra Sumeck Carminatti; Ji-Paraná, Jefferson Freitas Vaz; Machadinho do Oeste, Patricia Mendes de Oliveira Fortes; Ouro Preto do Oeste, Robson Amaral Jacob; Pimenta Bueno, Cezar Artur Felberg; São Miguel do Guaporé, Ricardo Serafim Domingues Da Silva; e Vilhena, Vera Lúcia Paixão; e os conselheiros federais Andrey Cavalcante, Alex Sarkis e Jeverson da Costa.

 

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone