Durante a segunda parte do IV Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Rondônia – Gestão 2019-2021, realizada nesta quinta-feira (01), os gestores decidiram postular junto a Presidência e Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) a flexibilização das regras atuais para que as testemunhas em processos judiciais sejam ouvidas em salas passivas nos fóruns.
Além disso, durante a sessão, os presidentes também trataram das ações de enfrentamento a pandemia em cada localidade; atendimento das agências bancárias para o pagamento de alvarás judiciais; número reduzido de concessão de justiça gratuita aos jurisdicionados; morosidade da Justiça Federal em Ji-Paraná; exigência de scanner corporal para a advocacia em atendimento ao cliente preso; júri virtual e publicidade na advocacia.
O presidente da OABRO, Elton Assis, destacou que o momento é de união para fazer todos os enfrentamentos necessários. “Quase todos os itens debatidos são relacionados com a pandemia. A sociedade vem enfrentando muitas dificuldades e a atuação da OAB precisa ser assertiva também nesse sentido, tanto com relação ao cidadão quanto com a advocacia e a boa prestação jurisdicional. Mesmo com todas essas dificuldades, sou testemunha de todos os esforços dispensados com esse compromisso. Todas as manifestações acontecem no sentido de melhorar essa prestação e amenizar as dificuldades enfrentadas”.
Participaram do Colégio de Presidentes, a vice-presidente da Seccional e diretora geral da ESA/RO, Solange Aparecida; o diretor-tesoureiro Fernando Maia; o presidente da CAARO, Elton Fülber; os presidentes das Subseções de Alvorada do Oeste, Nilton de Almeida; Ariquemes, Brian Griehl; Cacoal, Diógenes Nunes de Almeida Neto; Cerejeiras, Wagner Aparecido Borges; Espigão do Oeste, Valter Henrique Gundlach; Guajará-Mirim, Erick Allan Barroso; Jaru, Ilizandra Carminatti; Ji-Paraná, Jefferson Freitas Vaz; Machadinho do Oeste, Patricia Mendes de Oliveira Fortes; Rolim de Moura, Marcio Antonio Pereira; São Miguel do Guaporé, Ricardo Domingues da Silva; e Vilhena, Vera Lúcia Paixão.