Página Inicial / Colégio de Presidentes de Subseção reflete avanços, premia boas práticas da advocacia e anuncia identidade dos 50 anos da OAB Rondônia

Com o objetivo de avaliar as ações do sistema OAB Rondônia durante 2023 e traçar planos estratégicos para o próximo ano, os líderes da advocacia rondoniense se reuniram em Ouro Preto do Oeste para o III Colégio de Presidentes de Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia.

O evento reuniu e a diretoria da Seccional e presidentes das subseções, proporcionando um espaço para a apresentação das conquistas da gestão e a elaboração de planejamento para 2024, incluindo as comemorações do 50º aniversário da seccional de Rondônia.

Presidindo o encontro, Márcio Nogueira ressaltou a relevância do Colégio de Presidentes como espaço para fortalecer a integração entre as subseções e construir uma visão estratégica compartilhada para o futuro da advocacia em Rondônia. O evento incluiu debates e trocas de experiências entre os presidentes das subseções, formando uma rede de apoio mútuo e buscando soluções coletivas para os desafios enfrentados pela advocacia.
“É importante esse momento em que podemos parar, avaliar o que fizemos de forma individual, conjuntamente, e onde podemos e devemos avançar. O nosso trabalho é todo voltado para a advocacia. E, por mais que tenhamos subseções, somos uma só OAB”, lembrou o presidente.

O líder da advocacia rondoniense OABRO ressaltou que 2023 foi um período de intenso trabalho e conquistas, testemunhando o crescimento expressivo nas ações das subseções.

BOAS PRÁTICAS
O Colégio de Presidentes também destacou a importância do reconhecimento às boas práticas das subseções. “Nenhuma inteligência individual supera a inteligência coletiva”, frisou o presidente. Um concurso de boas práticas foi realizado para reconhecer o trabalho dedicado de cada subseção.

O Colégio de Presidentes premiou as boas práticas das subseções ao longo de 2023, reconhecendo projetos inovadores que contribuíram para o avanço da advocacia e da sociedade.

Em primeiro lugar, a subseção de São Francisco do Guaporé apresentou o projeto “O Abuso Está Perto, Olho Aberto”, criado pela presidente Glenda Estela Silva de Araújo. O projeto visa conscientizar, combater e prevenir o abuso sexual infantil e a exploração sexual infantil devido ao elevado índice de casos na região. O projeto foi apresentado ao poder legislativo e executivo, buscando levar palestras a escolas públicas municipais e estaduais, associações e comunidades ribeirinhas e quilombolas, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes vítimas de violência.

Em segundo lugar, a subseção de Ji-Paraná implementou a “Geladeira Solidária”, uma iniciativa que visa fornecer alimentos a quem mais precisa, atuando como uma ponte entre doadores e beneficiários. O projeto foi possível através de uma parceria entre a Comissão de Ação Social da OAB Subseção de Ji-Paraná e a Cooperativa de Crédito SICOOB Centro, que doou a geladeira. A ação envolve doações de alimentos embalados e dentro do prazo de validade.

A Subseção de Rolim de Moura conquistou o terceiro lugar, sendo reconhecida por aproximar a subseção das faculdades, proporcionando aos acadêmicos o conhecimento prático das ações da Ordem e a realidade da advocacia. Essas iniciativas destacam o comprometimento das subseções em promover a advocacia e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Durante o encontro, a facilitadora Maila Andrade conduziu uma dinâmica sobre crescimento, união e trabalho em equipe, estimulando os presidentes das subseções a refletirem sobre as ações para o próximo ano.