Contra o falso advogado havia muitas denúncias de exercício irregular da profissão, como falsificação de documentos públicos e aliciamento de clientes
Em ação conjunta com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), a polícia conseguiu prender, depois de alguns meses de investigação, um falso advogado que atuava irregularmente na comarca de São Miguel do Guaporé. O presidente da Subseção local, Admir Teixeira; e o promotor público Jônatas Albuquerque Pires Rocha acompanharam as diligências para tirar de circulação o infrator que já tem passagem pela delegacia de Seringueiras por outro tipo de delito. Contra o suposto criminoso havia muitas denúncias de exercício irregular da profissão, falsificação de documentos públicos e aliciamento de clientes que se interessavam em receber benefício previdenciário pago pelo INSS.
Nas suas ações ilícitas, o falso advogado não portava carteira de identificação da OAB e era constantemente visto na sede do INSS em São Miguel do Guaporé, acompanhando seus “clientes”.
“Quero aqui registrar a grande atuação de fiscalização da nossa Seccional, por meio da Subseção de São Miguel, que não tem medido esforços no sentido de impedir o exercício ilegal da profissão”, destaca o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.
O presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RO, Luiz Flaviano Volnistem, ressalta que os trabalhos em Porto Velho e no interior do estado continuam, para que o cidadão não seja lesado por falsos profissionais. “A Seccional não pretende parar com a fiscalização junto àqueles que se passam por falsos advogados. Esse é um trabalho feito em todo o estado”.
Admir lembrou que atuam na comarca de São Miguel do Guaporé aproximadamente 40 advogados. “Constantemente, a entidade promove encontros com seus filiados para discutir formas de patrocínio que preserve a ética profissional e a correção de atividades ligadas a vários ramos do direito. Tudo isso feito com união e contra atividades antiéticas”, salienta.
Assistência jurídica correta
O acompanhamento do advogado para representar o cliente junto ao Poder Judiciário é muito importante. Isso pode proporcional sucesso em uma demanda na Justiça, uma vez que o profissional conhece as leis postas à disposição daqueles que buscam seus direitos em uma ação.