A equipe que vai caminhar junto com a diretoria neste triênio está sendo escolhida cuidadosamente para atender ao anseio de transformação da advocacia. Nesta segunda-feira (3), primeiro dia útil de 2022, o presidente da Seccional Rondônia da OAB nomeia Nelson Sérgio da Silva Maciel Júnior, 37 anos, advogado especialista em direito empresarial, com 11 anos de experiência na advocacia, para presidir a Comissão de Seleção e Habilitação (CSH).
“Essa comissão é a porta de entrada para que o bacharel em direito, aprovado no exame de Ordem, obtenha sua credencial para exercer, de fato, a advocacia. Ou seja, é uma comissão extremamente necessária para que a advocacia se fortaleça. E o Nelson possui vasta experiência para presidir a Comissão de Seleção e Habilitação, beneficiando toda a sociedade”, afirma Márcio Nogueira.
Para Nelson Maciel, o maior desafio é manter a qualidade do serviço ao mesmo tempo em que acompanha as mudanças da sociedade. “A Comissão de Seleção e Habilitação tem papel fundamental no sistema da Ordem, pois ela analisa os requisitos necessários para o bacharel em direito que pretende exercer a advocacia. Logo, meu maior desafio é manter a qualidade do serviço que já vem sendo prestado pelo meu antecessor e amigo Hugo Lacerda, e também acompanhar as mudanças recentes que a sociedade vem passando. A CSH terá que analisar novas situações que surgiram em decorrência das mídias sociais e posicionamentos que envolvam toda a sociedade”, afirma.
Participativo na OAB, Nelson Maciel lembra que tem se dedicado à Ordem desde o início da carreira como advogado e sempre como membro da Comissão de Seleção e Habilitação. “Desde 2010 atuo na CSH, com alguns intervalos entre as trocas de gestão, mas como membro pela última vez já contabilizo seis anos ininterruptos. O Márcio, conduzindo as sessões da CSH como secretário-geral, sempre foi muito técnico e justo. Mas uma das qualidades que temos em comum é o de valorizar o advogado dentro da OAB, ou como ele costuma chamar, a ‘casa do advogado’. Com o tempo que tenho na comissão como membro, creio que estou apto a presidir com dedicação, justiça e a técnica que o cargo exige. Penso que precisamos compilar as decisões da comissão e disponibilizar através de um ementário para os advogados e a sociedade, esse será meu primeiro objetivo”, esclarece.