Antes de receberem a tão sonhada credencial que os habilita a exercer a advocacia, os novos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) foram recebidos pela Subcomissão Mista de Acolhimento ao Jovem Advogado – CAJA com uma extensa programação marcada por palestras e visitas às unidades judiciais de Porto Velho.
A programação teve início na parte da manhã com palestras sobre as prerrogativas profissionais, ministrada pela presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Maracélia Lima de Oliveira e pelo vice-presidente da CAARO, Demétrio Laino Justo, que falou sobre a estrutura e funcionamento da Seccional. Logo após, os profissionais receberam suas credenciais em solenidade presidida por Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO.
Na parte da tarde, os novos advogados foram recebidos pelo diretor geral do Tribunal Regional do Trabalho, Marcos Rogério Reis da Silva, que apresentou as dependências do órgão e convidou os visitantes a assistirem uma sessão da 1ª Turma, sobre danos morais e materiais em acidente de trabalho.
Ao pausar a sessão, a presidente da 1ª Turma, Elana Cardoso Lopes, deu boas vindas aos profissionais e brincou ao avisar que em plena três horas da tarde ainda não havia almoçado e que os mesmos devem se preparar para rotina atribulada da profissão já que serão muitos os dias em que terão que passar por isso para concluir uma sustentação oral.
Em seguida o grupo se dirigiu ao Escritório Corporativo da OAB, que fica na Justiça do Trabalho, onde o presidente da Aronatra, Vitor Martins Noé, explicou como funciona o local.
Ao chegar ao Tribunal de Justiça do Estado, o presidente desembargador Rowilson Teixeira, recebeu os novos profissionais e desejou sucesso e discernimento a todos para que exerçam a profissão de forma profícua e proveitosa.
Após visitarem as dependências do TJ e serem orientados pela presidente da Subcomissão, Juliane Muniz, sobre como proceder para protocolar suas ações, os jovens advogados foram surpreendidos pelo mais novo desembargador Hiram Marques.
Hiram parabenizou a todos e lembrou que hoje estava um pouco triste por ter devolvido sua carteira a OAB, já que agora assume uma nova responsabilidade, “com uma dor no coração entreguei minha carteira, mas para se ganhar algo também é preciso perder”, destacou.
O primeiro desembargador rondoniense indicado pela OAB deu diversas dicas aos novos profissionais e enfatizou que o advogado é o primeiro juiz da causa, por isso é preciso estudar cada vez mais para ser um profissional de sucesso.
A programação foi finalizada com a visita ao Fórum Cível, onde o grupo pôde conhecer a sala da OAB e entender como funciona o atendimento no local.