Os membros da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) convidam os advogados de Rondônia para participaram do programa “OAB vai à Escola”. O projeto tem o objetivo de por em prática a Lei Estadual 2.788 de 26 de junho de 2012, em que ficou estabelecido a inclusão, nas instituições de ensino da rede pública estadual, de palestras de cidadania com enfoque nas Noções Básicas de Direito do Cidadão Brasileiro. O Vice-presidente da Comissão Eduardo Abilio Diniz, informa que o objetivo é formar uma rede de advogados em todo o Estado para cumprir o calendário das palestras já disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação.
“Na semana passada estivemos na escola Flora Calheiros Cotrin e vivenciamos uma experiência fantástica. Primeiro por ver os olhares curiosos de vários alunos que estavam atentos a nossa explanação. Temos certeza que plantamos uma boa semente em vários daqueles jovens. Segundo pela grande receptividade na escola, entre professores, coordenadores e orientadores que, inclusive pediram que nós sempre estivéssemos na Escola”, relatou Diniz. Ele comenta que a mensagem foi bem captada pelos jovens, que foram bastante provocados e reagiram com perguntas, com muita participação e esclareceram várias dúvidas.
A Comissão também terá em breve uma cartilha para distribuir durante as palestras sobre cidadania. A cartilha está em fase de elaboração e deverá conter uma linguagem direta e de fácil absorção pelos adolescentes e seus familiares.
Porém para dar continuidade a este projeto, de suma importância para a formação da cidadania nos jovens, é preciso que mais advogados se unam a essa proposta e dispensem um pouco do seu tempo para contribuir nas palestras. Diniz explica que tendo mais voluntários, toda semana será possível fazer no mínimo uma palestra nas escolas.
Os advogados do interior também podem contatar os membros da Comissão e candidatar-se a participar da rede de voluntários. Após montar a rede a Comissão irá organizar um calendário de palestras nas escolas do interior. “Só precisamos que haja essa interação para que, a partir daí, possamos compatibilizar a agenda, tanto na capital como no interior”, informa o Vice-Presidente da Comissão.
Os advogados que tiverem interesse em fazer parte dessa rede, devem entrar em contato com o Vice-Presidente da Comissão pelo fone: 9983-3330 ou enviar e-mail para comissõ[email protected] e informar seu interesse com os dados para posterior contato.
OAB quer ficar nas escolas
A proposta da Comissão vai além de ministrar palestras, após a consolidação de uma rede de voluntários. Com a experiência vivida no Flora Calheiros, os professores pediram que a OAB permanecesse de alguma forma dentro das escolas. “Surgiu daí a ideia de nós formamos multiplicadores dentro das escolas”, fala Diniz.
O projeto que ainda não tem nome, deverá ter a seguinte dinâmica, segundo o membro da Comissão: após as palestras, líderes, ou alunos que se destacam serão recrutados para participar de um curso sobre cidadania. Esses mesmos alunos voltam as escolas levando esses ensinamentos e vão formar grupos para apresentar projetos de cidadania para sua comunidade.
“Com a formação desses multiplicadores, queremos estimular que eles façam projetos para sua comunidade e vamos estimular esses projetos por meio de premiação. Com certeza, a OAB dará a essas pessoas oportunidade para que eles sintam-se estimulados a estudar, pensar no bem de seu bairro, da sua escola, enfim criar nesses jovens a vontade de tornarem-se úteis a sociedade”, fala empolgado Diniz.