Página Inicial / Comissão da Jovem Advocacia promove segunda edição da Visita Guiada para novos advogados de Rondônia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) promoveu, na manhã desta quarta-feira (26/06), a segunda edição da Visita Guiada, uma iniciativa da Comissão da Jovem Advocacia, liderada pelo presidente Leonardo Lima. O objetivo é levar novos profissionais da advocacia em órgãos e instituições importantes para atuação da advocacia, como prédios de tribunais e delegacias. A presidente da Comissão Gestora do Escritório Corporativo, Aline Pinheiro, também acompanhou a visita.

A primeira parada foi no Fórum Geral, onde os advogados conheceram o plenário do réu, a sala Central de Processos Eletrônicos (CPE), a sala Central de Atendimento, e o espaço de espera dos réus durante as audiências.

Em seguida, a comitiva visitou o Tribunal de Justiça (TJ), onde foram recebidos por Carlos Henrique Borges Pozatto, da Coordenadoria Criminal. Apesar do local passar por reforma, ele apresentou o funcionamento e esclareceu todas as dúvidas dos profissionais da advocacia.

A terceira visita foi na Justiça Federal, guiada pela técnica judiciária Bárbara Helicene. Os advogados conheceram a sala da diretoria do Foro, a Secretaria Administrativa e a sala de segurança e transporte, além de áreas ligadas à operação de segurança, auditoria de gestão, modernização e governança, informática, sala de treinamento e o núcleo de gestão de pessoas.

A comitiva visitou ainda o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14). O coordenador do Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual, Ernesto Leite, explicou o funcionamento do sistema do núcleo. O secretário do tribunal, Alexandre Zimmermann, também detalhou o funcionamento da secretaria jurídica de 1° Grau, da Coordenadoria de Atendimento e Atermação Virtual (CAAV), do Núcleo de Protocolo Único e Distribuição de Fatos do 2° Grau e da Seção de Gerenciamento das Centrais de Mandatos.

A última visita foi ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil, onde os advogados foram instruídos sobre como atender os clientes e conheceram a secretaria, a sala do delegado, o cárcere privado, a área cartorária e a sala da OAB, onde o advogado pode exercer sua função. A instrução foi conduzida pelo delegado titular Rodrigo Duarte, da 4ª Delegacia de Flagrantes.

Conforme Leonardo Lima, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, “os novos advogados e as novas advogadas estão aproveitando essa oportunidade única para eles entenderem esse funcionamento na prática, o que é essencial para a formação e o desenvolvimento profissional de cada um”. Ele ainda completou que a comissão assumiu essa função, pois muitos profissionais, ao receberem a credencial, estava pedindo essas informações.
“É uma excelente oportunidade para os novos advogados se familiarizarem com os principais locais de atuação em Rondônia, promovendo integração e conhecimento prático desde o início de suas carreiras”, finalizou.