A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) lançou, na última terça-feira (25), o projeto “Não tenha medo de falar”, direcionado aos adolescentes estudantes de escolas públicas e particulares, e que visa informar, orientar e debater sobre temas como o suicídio.
Como forma de intensificar as ações de combate ao suicídio entre os jovens, o projeto da OAB/RO será realizado em parceria com o projeto “Nadando a favor da vida”, da Clínica Bem Viver, que conta com a participação de vários psicólogos especialistas em fatores como depressão, ansiedade, problemas muito enfrentados por adolescentes e que precisam ser abordados de forma cuidadosa e educativa.
A primeira visita realizada pelos projetos, agora unificados, foi no colégio Classe A, em Porto Velho. Cerca de noventa alunos, das turmas do 3º ano do ensino médio, participaram do bate-papo com os profissionais e conversaram sobre várias questões ligadas ao suicídio, observando situações e sanando dúvidas.
“É um tema atual e que requer muita atenção. Precisamos conversar com nossos jovens, saber quais sentimentos estão vivendo, especialmente no ambiente escolar, e identificar possíveis casos que precisam de um acompanhamento psicológico. Queremos ouvi-los e saber no que podemos ajudar”, comenta a presidente da CMA, Aline Corrêa.
Para a vice-presidente da CMA, Sintia Fontenelle, que é a idealizadora do projeto, é necessário falar aos jovens de forma dinâmica e pedagógica. “Os temas inerentes à adolescência precisam ser tratados com cuidado, responsabilidade, estabelecendo a confiança. Queremos ouvi-los, ajuda-los a entender o que estão sentindo e como lidar com certas situações. Dessa forma, iremos trabalhar a saúde mental e contribuir com as medidas de prevenção ao suicídio. Ficamos muito felizes que os alunos participaram bastante da conversa. É importante estabelecer esse contato e informar que eles podem falar sem medo, que estamos aqui para ajudar”.
Sintia Fontenelle pontua que o projeto é contínuo e será realizado em outras escolas. “Estamos em contato com outras instituições de ensino para agendar as visitas, e dar prosseguimento a essa ação tão importante para nossos jovens”.
Também participaram da atividade a integrante da CMA, Marivone Collins, e os psicólogos Quelen Santos da Silva, Taffarel de Souza Gomes Vargas, Ronilma Costa dos Santos, Vinicius Gomes da Silva.