A Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Vilhena da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), deu início, no último sábado (7), ao projeto social “Vilhena – diga não à violência e à alienação parental”. O evento foi realizado na Escola Municipal Ivete Brustolin e recebeu mais de 600 pessoas.
A Comissão formada por Aisla de Carvalho – presidente, Vanessa Negri Barreto – vice-presidente, Pamela Abdalla – secretária-geral e as membros Luciane Brandalise e Marianne Almeida, criou o projeto com o objetivo de trabalhar diretamente com as famílias carentes de informações, tratando sobre os direitos das mulheres, crianças e adolescentes, sobre a violência doméstica, e as consequências do abuso emocional nos menores vítimas das batalhas entre os pais que buscam romper os laços afetivos entre o filho (a) e o outro genitor.
A presidente da Comissão, Aisla de Carvalho, ressalta que através do projeto busca-se realizar um trabalho de prevenção, com vistas a resguardar a integridade física e psicológica das mulheres, crianças e adolescentes, levando informações às famílias sobre seus direitos, e, desta forma, contribuir para que novos hábitos se criem no seio familiar, orientando também os profissionais das instituições (professores, diretores, etc.) a identificar e desenvolver ações de prevenção e intervenção nos casos que demandarem atenção.
O projeto conta com a parceria da delegada titular da DEAM, Solangela Guimarães, e da juíza de Direito titular da Vara da Infância e Juventude, Sandra Merenda, que ministraram, respectivamente, as palestras “Violência contra a Mulher” e “Alienação Parental”. A presidente da OAB Mulher de Vilhena, Aisla de Carvalho, apresentou a palestra “Maus tratos e violência contra a criança”.
Após as palestras, foram realizados sorteios de brindes às mulheres presentes, apresentação artística feita pelos estudantes da Escola, oficinas para todas as crianças presentes, finalizando com uma deliciosa alimentação servida a todos.
A Comissão ressalta que durante o ano de 2016 serão realizadas outras quatro edições do evento.