A Subseção de Vilhena da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio de sua Comissão da Mulher Advogada (CMA – Vilhena), promoveu um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. No evento, foram ministradas duas palestras com temas voltados aos interesses da mulher advogada: “Síndrome de Bournout – como prevenir”, com a psicóloga Alcina Maria Bonrin Antunes, e “Com que roupa eu vou? – Como adequar-se a todas as ocasiões usando seu guarda roupa de maneira estratégica”, com a estilista Juliane Barroso, momento que, em seguida, foi servido um coquetel. A cerimônia, realizada no espaço gourmet do Sicoob, contou com mais de 50 participantes.
Na ocasião, a comissão apresentou relatório das atividades desenvolvidas no ano de 2016, em que além dos eventos de integração da classe, a comissão mostrou um resumo das palestras abordadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Juizado da Infância e do Adolescente e Delegacia de Proteção à Mulher, junto às escolas da rede pública municipal, e também, o trabalho de interação entre mães reeducandas e seus filhos, além de programação realizada no Dia das Crianças, com recreação, doação de brinquedos, lanches, e livros.
A presidente da CMA da Seccional, Renata Fabris, fala da importância do papel feminino na classe. “Sabemos o quanto tem sido desafiador enfrentar os obstáculos da nossa luta por mais igualdade de gênero, de forma que sejamos mais fortalecidas e valorizadas”, salienta.
O presidente da Subseção da OAB em Vilhena, Estevan Soletti, afirma a gratificação em realizar tal evento às mulheres advogadas. “Buscamos continuamente respaldar a mulher advogada e, aproveito para parabenizar o trabalho profícuo da comissão, uma das mais atuantes da Subseção, atuante não somente para mulher advogada, mas como também, para a comunidade de Vilhena”, enfatiza.
A integrante da CMA de Vilhena, Marcia Carvalho, destaca a importância da participação das advogadas nos eventos, especialmente para trazer à memória a importância das conquistas da mulher no último século. “A mulher lutou e conquistou o direito expor seus pensamentos e ideias, votar e ser votada, e ocupar espaços de poder, contudo, ainda segue na batalha pelo tratamento isonômico no mercado de trabalho e nas tomadas de decisão, sem que isso signifique perda das conquistas sociais já conquistadas, como, por exemplo, a aposentadoria com idade e tempo de contribuição inferior à do homem, além de outras, que remetem ao equilíbrio das diferenças”, assevera.
A Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Vilhena tem como integrantes as advogadas Vanessa Negri Barreto, Pamela Abdalla, Luciane Brandalise, Marianne Almeida, Kelly Mezzomo Costa, Madalena Ritter e Marcia Carvalho, e contou com o apoio das advogadas Carla Regina Schons e Iracema Martendal Cerrutti, diretoras da Subseção da OAB em Vilhena.