Entre os dias 16 e 20 de outubro, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) promoveu o evento “Olho no Olho” com ênfase na conscientização sobre o câncer de mama e as ações do projeto OAB Por Elas. Durante a semana, a CMA realizou visitas a diversos escritórios de advocacia e diversas instituições governamentais onde compartilhou informações sobre o autoexame, a importância do diagnóstico precoce da doença e convidou as advogadas a participarem das ações do mês de outubro, promovidas pela OABRO em referência ao Outubro Rosa.
Durante as visitas, a CMA também visitou alguns órgãos públicos e instituições, dialogando, principalmente, com as mulheres advogadas.
Michele Esber, presidente da CMA, destaca que a iniciativa “Olho no Olho” teve como objetivo principal divulgar as ações do projeto OAB Por Elas para este mês, com ênfase nas suas medidas de apoio à saúde das mulheres e na promoção de políticas públicas para reduzir a incidência de câncer de mama no país. “Ao longo do mês de outubro, a CMA está conduzindo diversas ações. Estamos estabelecendo diálogos diretos com advogadas, autoridades governamentais e demais entidades, buscando unir esforços na batalha contra o câncer”, enfatizou.
Patrícia Oliveira, vice-presidente da CMA, ressalta que ação teve como foco também mobilizar apoiadores para a doação de itens de higiene feminina, que serão entregues em visita ao presídio feminino, sendo uma ação prevista no calendário do OAB Por Elas. “A comissão designou uma equipe que realizará visita à unidade prisional feminino para orientar sobre a importância do autoexame, a detecção precoce da doença e os direitos das pacientes com câncer. Durante a visita, as apenadas também receberão kits de higiene pessoal, sessões de maquiagem e lembranças especiais”, salienta.
A presidente da comissão afirma que o evento cumpriu sua missão de conscientizar as mulheres sobre a importância da saúde e dos exames regulares. “Durante as visitas aos escritórios e outras instituições, discutimos a conscientização sobre o câncer de mama e como podemos contribuir para as mulheres que atualmente necessitam de apoio, não apenas em termos de cuidados médicos, mas também em relação à orientação jurídica sobre seus direitos e suporte psicológico. Queremos mostrar a elas que não estão sozinhas”, enfatiza Vanessa Esber.
Márcio Nogueira, presidente da OABRO, elogia a iniciativa da CMA. “A dedicação das mulheres advogadas da Ordem é um exemplo inspirador de como a advocacia pode contribuir para promover a saúde e bem-estar, não apenas das advogadas, mas de todas as mulheres na sociedade. A ação OAB Por Elas, mais uma vez, se compromete com causas de grande relevância social, fortalecendo seu propósito de apoiar e conscientizar as mulheres em nossa sociedade sobre o câncer”, conclui.