Outubro é o mês voltado para a conscientização sobre o câncer de mama e a Comissão da Mulher Advogada da OAB Rondônia está com uma vasta programação para chamar a atenção para a campanha do Outubro Rosa. São diversas atividades em prol da advocacia e da sociedade em todo o estado.
O objetivo das ações é conscientizar a comunidade, em particular as mulheres, sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, além de divulgação sobre direitos dos pacientes com câncer, garantindo que eles conheçam seus direitos e possam acessar os cuidados e tratamentos adequados.
Vanessa Esber, presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), destaca que um calendário de atividades está planejado para atender advogadas, mulheres em geral e também as reclusas da sociedade. “Iniciaremos uma série de atividades abrangendo diversas mulheres para conscientizá-las sobre o câncer e as leis vigentes relacionadas ao cuidado e tratamento”, afirma a presidente da CMA.
Entre os dias 16 a 20 de outubro, a CMA realizará “Olho no Olho”, onde realizará visitas a diversos escritórios de advocacia, com ênfase nas ações do OAB Rosa, com foco especial nas advogadas. Durante essas visitas, informações vitais sobre o autoexame e o diagnóstico precoce do câncer de mama foram compartilhadas.
No dia 20 de outubro, a comissão realizará um “Pit Stop” no Hospital do Amor. A OABRO encaminhará uma equipe de voluntárias para orientar pacientes em tratamento sobre seus direitos relacionados ao câncer e aprenderam sobre a importância do autoexame. Além disso, as pacientes receberão sessões de maquiagem, lembranças e terão a oportunidade de tirar fotos ao ar livre.
Nos dias 23 e 24 de outubro, será realizado o “OAB Rosa” em frente à sede administrativa da Seccional. O evento visa atender um público diversificado, incluindo advogadas, bacharéis em direito, acadêmicas e mulheres em geral. Durante esses dois dias, as atividades se concentrarão na conscientização sobre o autoexame e a importância da detecção precoce do câncer de mama. Além disso, no local, haverá um coffee break, espaço para crianças e a disponibilidade da Carreta do Amor para mulheres realizarem exames de Mama e Papanicolau, bem como serviços de massagem relaxante e maquiagem.
O evento “OAB Rosa” contará também com “Rodas de Conversa”, mediadas por Vanessa Esber, presidente da CMA, onde profissionais de saúde, pacientes, ex-pacientes de câncer e especialistas em empoderamento da mulher após mastectomia estarão presentes para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre saúde, recuperação e superação.
A Comissão também realizará doações de itens de higiene feminina, como papel higiênico, absorventes e desodorantes em creme, destinados ao presídio feminino. Uma equipe realizará visitas à unidade prisional para orientar sobre a importância do autoexame, a detecção precoce da doença e os direitos das pacientes com câncer. Durante o evento, as apenadas também receberão sessões de maquiagem e lembranças especiais.
Márcio Nogueira, presidente da OABRO, reforça o compromisso da Ordem com “a saúde e bem-estar de todas as mulheres, destacando que o conhecimento, o apoio mútuo e a aplicação das leis, que são pilares fundamentais na prevenção e no combate a essa doença que afeta tantas vidas. Nossa missão é unir esforços e fortalecer a esperança, promovendo a solidariedade, a informação e a orientação sobre a legalidade dos direitos das pacientes com câncer para garantir que nenhuma mulher enfrente esse desafio sozinha, e que todas tenham acesso aos cuidados e direitos que merecem, em conformidade com a legislação vigente”.