A Comissão Especial de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) promoveu, no último dia 23 de março, uma reunião extraordinária com o intuito de divulgar o I Congresso Internacional Amazônico de Direito Previdenciário. O evento, que ocorrerá em novembro deste ano na cidade de Belém (PA), busca discutir as necessidades da Região Norte do país em relação aos benefícios previdenciários.
A reunião contou com a presença de Ana Celeste Leitão, Presidente Emérita da Comissão de Direito Previdenciário e Coordenadora do Congresso. Em sua fala, ela destacou a importância de haver um momento de interação entre a advocacia previdenciária e as necessidades da região Norte, além de apresentar uma visão dos problemas enfrentados pelos que necessitam de benefícios, sobretudo nos locais de difícil acesso.
Ana Celeste também destacou que o congresso prevê a realização anual em outras cidades da Amazônia Legal, buscando expor as necessidades de cada região.
A advogada Síntia Fontenelle, Presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB-RO, destacou a importância do Congresso Internacional Amazônico de Direito Previdenciário como um momento de reflexão e troca de experiências sobre a realidade previdenciária da região Amazônica. “É fundamental que possamos discutir e compreender as particularidades do direito previdenciário na região Norte do país, principalmente em relação aos desafios enfrentados pelos segurados nos locais mais remotos e de difícil acesso. Este congresso é um espaço para a advocacia previdenciária da Amazônia se unir em torno de uma agenda comum e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos segurados da região”, afirmou Fontenelle.
O I Congresso Internacional Amazônico de Direito Previdenciário acontecerá em novembro de 2023, em Belém, no estado do Pará. As inscrições já estão abertas para os que desejam encaminhar seus projetos e artigos com o intuito de apresentá-los no congresso.