No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data importante para a conscientização e inclusão da pessoa com essa condição genética na sociedade. A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO) ressalta a relevância da data na luta por direitos igualitários para essa parcela da população.
A Síndrome de Down é uma condição genética que ocorre quando uma pessoa possui três cópias do cromossomo 21, em vez de duas, o que causa algumas características físicas e cognitivas diferentes da maioria da população. No entanto, é importante ressaltar que cada indivíduo com Síndrome de Down é único e pode ter um desenvolvimento e habilidades distintas.
A data serve para conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e aceitação da pessoa com Síndrome de Down. O presidente da Comissão, advogado Peterson Lima, destaca que é necessário garantir que essas pessoas tenham acesso a todos os seus direitos, como saúde, educação, trabalho e lazer, além de serem respeitadas em sua individualidade e autonomia.
Para a OAB-RO, a luta pelos direitos da pessoa com Síndrome de Down deve ser constante, uma vez que ainda há muitos desafios a serem enfrentados na busca por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. “É preciso que a sociedade se sensibilize e se engaje nessa causa, contribuindo para a garantia dos direitos dessas pessoas e a promoção da diversidade e do respeito às diferenças”, destaca Peterson Lima, ressaltando que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RO destaca a importância da conscientização e do engajamento da sociedade nessa causa.