Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Comissão da OAB-RO vai acionar Corregedoria da PF contra policial que violou prerrogativas de advogado e praticou abuso de autoridade

Página Inicial / Comissão da OAB-RO vai acionar Corregedoria da PF contra policial que violou prerrogativas de advogado e praticou abuso de autoridade

A Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) realizou na quinta-feira (27/04) uma sessão ordinária para analisar diversos casos e acolher os novos membros. Entre os casos em pauta, o presidente da CDP, Nelson Maciel, destacou violações de prerrogativas por duas instituições financeiras e a Polícia Federal, bem como a atuação contumaz do presídio federal em desrespeitar os direitos dos advogados.

Nelson Maciel relatou que as instituições financeiras exigiram procuração por instrumento público e firma reconhecida, violando as prerrogativas dos advogados. A procuradoria tomará as devidas providências para corrigir essas práticas.

No caso da Polícia Federal, foi negado o acesso a um inquérito policial, o que levou a CDP a identificar o crime de violação de prerrogativa e abuso de autoridade. A comissão agirá para que as medidas cabíveis sejam tomadas, acionando a Corregedoria da PF e encaminhando a denúncia para a Procuradoria Jurídica da Ordem ingressar com ações criminal e cível, se for o caso.

O presidente da CDP também mencionou a violação de prerrogativas no presídio federal de Porto Velho, onde ocorreu gravação e monitoramento em tempo real das conversas entre advogados e clientes, além da interrupção das advogadas para dizer o que pode ou não ser falado. A CDP reconheceu a violação e encaminhará o caso para o Conselho Federal, visando a adoção de medidas enérgicas.

Ao falar com os novos membros, Nelson Maciel agradeceu a dedicação de todos da comissão e a disposição dos novos integrantes em servir à Ordem. “Nossa comissão trabalha incansavelmente na defesa das prerrogativas da advocacia, e é com muita satisfação que recebemos os novos membros, que certamente fortalecerão nossa atuação”, declarou.

O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, também ressaltou a importância da CDP e seu empenho na proteção dos direitos dos advogados. “A OAB-RO está sempre pronta para defender as prerrogativas da advocacia e garantir a atuação livre e independente dos profissionais, que são fundamentais para o exercício da justiça”, afirmou Nogueira.

O que são prerrogativas?
As prerrogativas da advocacia são direitos e garantias estabelecidos pela legislação brasileira para assegurar a atuação livre, independente e eficiente dos advogados no exercício da profissão. Essas prerrogativas estão previstas no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94) e no Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As prerrogativas da advocacia são fundamentais para garantir a atuação do advogado na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos, assegurando a justiça e o Estado Democrático de Direito. A violação dessas prerrogativas pode ser considerada um atentado ao exercício profissional e ao próprio sistema de justiça.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone