Página Inicial / Dra. Maria Eugênia, da OAB Rondônia, organiza IV Fórum Nacional de Inclusão e Acessibilidade

Em meio às celebrações do Setembro Verde, mês dedicado à promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, a Dra. Maria Eugênia de Oliveira, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB e Conselheira Federal por Rondônia, assumiu um papel de destaque como organizadora do IV Fórum Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado pela OAB São Paulo em parceria com o Conselho Federal da OAB, ocorreu na segunda-feira (9) e reuniu autoridades e representantes de todo o Brasil para discutir importantes questões relacionadas à inclusão e acessibilidade.

A participação rondoniense no evento foi reforçada pela presença da Dra. Joseandra Reis e da Dra. Luzinete Xavier, ambas diretoras da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Rondônia, além do presidente da Seccional Rondônia, Dr. Márcio Nogueira, e da Secretaria-Geral da Seccional, Dra. Aline Silva. A presença de Rondônia no fórum reflete o compromisso contínuo da OAB em promover debates e iniciativas que garantam os direitos das pessoas com deficiência.

Dra. Maria Eugênia de Oliveira destacou durante o fórum as barreiras ainda enfrentadas pelas pessoas com deficiência no Brasil, como a dificuldade de acesso à educação e ao mercado de trabalho, mesmo com uma das legislações mais avançadas do mundo. Em seu discurso, ela revelou dados alarmantes que mostram que 67% da população com deficiência não possuem formação completa ou apenas o ensino fundamental, evidenciando a urgência de combater o capacitismo em todas as esferas da sociedade.

Dr. Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia, enalteceu o papel fundamental da Dra. Maria Eugênia na organização do evento e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A liderança da Dra. Maria Eugênia neste fórum nacional é um exemplo do comprometimento da OAB Rondônia e do Conselho Federal com a inclusão. Estamos unidos no fortalecimento de políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência tanto em Rondônia quanto em todo o Brasil”, destacou Dr. Márcio.

A atuação da Dra. Maria Eugênia e das representantes rondonienses no fórum nacional demonstra o engajamento da Ordem em promover a acessibilidade e inclusão em nível nacional, reafirmando o papel da advocacia na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.