A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão Especial de Direito da Cidade e Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), realiza, em janeiro deste ano, uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano com a participação de renomados especialistas brasileiros e estrangeiros. A programação, que teve início no último dia 9, inclui expedição a comunidades indígenas e ribeirinhas, na próxima semana.
O evento conta com parceria da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), Núcleo de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Jurídicas, Grupo de Estudos em Gestão da Inovação e Tecnologia (Geitec) e Centro de Estudos Jurídicos da Amazônia (Cejam) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Como parte da programação, a Seccional realizou no último dia 9, uma teleconferência com os professores estrangeiros e pesquisadores da Unir, Colin Crawford, da Tulane University, e Benxiang Zeng, da Charles Darwin University, e Ana Biesek, da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, e advogados e membros da OAB/RO, com discussão dos estudos em inovação de tecnologias para desenvolvimento urbano.
Segundo o presidente da Comissão de Direito da Cidade, Delson Barcellos, a iniciativa foi uma oportunidade ideal para a apresentação de planos, metas e objetivos do grupo. “É essencial discutir a posição da advocacia no que tange o desenvolvimento urbano, principalmente, porque os serviços prestados pela classe são de grande valor para a garantia e manutenção da qualidade de vida para a sociedade civil.”
Em 22 e 23 de janeiro, a Comissão de Direito da Cidade programou visitas técnicas à tribo Karitiana e uma expedição pelo Rio Madeira até o Lago do Cuniã, com objetivo de interagir com os moradores locais, conhecer o espaço territorial e buscar novas tecnologias para a inovação e desenvolvimento sustentável nas localidades.
Confira programação:
22/01 (domingo)
7h – Saída da OAB para a visita à Reserva Extrativista Lago do Cuniã
23/01 (segunda)
9h às 12h – Palestra e reunião com o doutor Benxiang Zeng, da Charles Darwin University (Austrália)
12h – Intervalo almoço
13h40 – Saída para a visita à aldeia Karitiana