A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), realizou recentemente, no gabinete da Casa Civil, em Porto Velho, reunião da Mesa de Negociações e Mediação de Conflitos Agrários. Na ocasião, foi tratado sobre os casos de conflitos agrários que ocorreram recentemente em Rondônia.
A Mesa de Diálogos tem o objetivo de prevenir, mediar e solucionar de forma pacífica conflitos agrários e socioambientais ocorridos no estado de Rondônia.
Conforme o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a Seccional cumpre o seu papel institucional de garantir a prevalência dos direitos humanos. “Creio que devemos cobrar medidas efetivas para melhorar a situação, aos quais deverão envolver toda a comissão para desenvolver seu papel social”, afirmou Andrey.
o presidente da CDDH, Esequiel Roque, explanou sobre a situação gravíssima ocorrida em Nova Mamoré. “Recentemente, com a morte de um policial e dois sem terras, solicitamos agendamento desta reunião, pois está chegando à comissão vários relatos. É preciso que os órgãos envolvidos em conflitos agrários realizem uma apuração dos fatos para dessa forma evitar outras mortes. Uma vez que, Rondônia é o estado com mais mortes registrada no ranking da Federação”, destacou.