O Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia é celebrado em 26 de março. Em Rondônia, a Lei Estadual nº 4.235, instituída em 12 de março de 2018, tem o objetivo de levar informações à população sobre a doença e promover a inclusão social.
Para apoiar a campanha de ‘Conscientização sobre a Epilepsia’, denominada ‘Março Roxo ou Purple Day’, a diretoria e membros da Comissão de Direitos Sociais da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) se reuniram, no Ministério Público de Rondônia, com o procurador de justiça Edmilson José Fonseca para conhecer a Associação Ana Fonseca de Epilepsia (Anafe), que oferece atendimentos médico, psicológico, jurídico e assistencial às pessoas com epilepsia e seus familiares.
A entidade sem fins lucrativos é coordenada pelo próprio promotor, em homenagem a irmã, já falecida, e que tinha epilepsia.
Segundo a presidente da comissão, Maiara Ximenes, a entidade realiza, por mês, atendimento a mais de 100 pessoas. Os pacientes são, principalmente, do interior do estado e da região ribeirinha de Porto Velho. Parabenizo o Dr. Edmilson, pela condução da associação que beneficia toda a sociedade.
A vice-presidente da comissão, Lorraine Iyacoca, enalteceu a importância de levar informações à sociedade, visto que pouco se conhece sobre o relevante tema.