A Comissão de Defesa dos Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), iniciando seus trabalhos de 2017, visitou, na última quarta-feira (22), o Serviço de Acolhimento Institucional (Sain) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para conhecer as ações do projeto “Apadrinhando uma História”, que objetiva proporcionar experiências e referências socioafetivas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em Porto Velho.
Por meio da visita, a Comissão espera realizar uma parceria, promovendo a Defesa dos Direitos Sociais dessas crianças e adolescentes, buscando contribuir com o projeto da melhor forma.
O presidente da Comissão, Jacson Silva, ressalta que pretendem realizar diversas ações em prol da efetivação dos direitos sociais. “O projeto tem por objetivo tentar mudar a realidade de crianças e adolescentes que vivem em instituições, e nós, integrantes da OAB, também temos a missão de defender e promover a cidadania, e queremos muito contribuir com essa ação”.
Estiveram presentes as advogadas Cecilia Botelho, Eliana Oliveira, Maiara Trench, Samia Gabriela e Valéria Patrícia.
“Apadrinhando uma História”
O projeto visa oferecer melhores condições para o desenvolvimento da vida social de crianças e adolescentes que vivem em abrigos institucionais ou que perderam o vínculo familiar, com apoio afetivo e material, como forma de minimizar sofrimentos causados pela ausência da família original.
Há três propostas básicas para direcionar e ajudar os interessados em apadrinhar, de acordo com a disponibilidade de tempo e intenção: padrinho provedor: é aquele que dá suporte material ou financeiro; padrinho prestador de serviços: consiste no profissional liberal que se cadastra para atender com serviços, conforme sua especialidade de trabalho; e padrinho afetivo: é aquele que visita regularmente, e busca para passar finais de semana, feriados ou férias escolares.