A Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia recebeu, nesta quinta-feira (13/07), uma Menção Honrosa de Homenagem às Instituições Defensoras de Direitos Humanos pela Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. A comissão foi homenageada por seus objetivos de promoção do acesso à justiça e na defesa dos direitos individuais e coletivos.
O presidente da comissão, Rogério Teles, afirmou que é muito gratificante receber a homenagem. “Na nossa atuação sempre buscamos parcerias com diversos órgãos, sem dúvida alguma a parceria com a Ouvidoria e com o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria foi fundamental para avançarmos no sentido de garantia dos direitos das pessoas LGBTIAP+”, disse.
Teles também afirmou que considera o papel da Ouvidoria fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e plural. “Precisamos de mais instituições comprometidas com a promoção de direitos das pessoas que se encontram em vulnerabilidade social”, afirmou. “A Ouvidoria Geral Externa da Defensoria se torna um grande exemplo de instituição que luta pela cidadania e pela defesa de direitos humanos e das pessoas LBTIAP+ em Rondônia”.
A comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Rondônia foi criada em 2018 e tem como objetivo promover a defesa dos direitos das pessoas LGBTIAP+. A comissão atua em diversas frentes, como a realização de palestras e eventos de conscientização, a representação judicial e extrajudicial das pessoas LGBTIAP+, e a defesa de políticas públicas que promovam a igualdade de direitos.
A homenagem da Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado de Rondônia é um reconhecimento ao trabalho da comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB Rondônia na luta pelos direitos das pessoas LGBTIAP+.
Márcio Nogueira, presidente da OABRO, enfatizou a relevância da comissão. “A atuação da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero, liderada pelo incansável Rogério Teles, tem sido fundamental para defender os direitos e promover a igualdade para pessoas LGBTIAP+ em Rondônia. Agradecemos à Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública por reconhecer e homenagear o trabalho dedicado desta comissão. Este gesto nos motiva a continuar lutando por uma sociedade justa e igualitária”, concluiu.