Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

OAB-RO através da Comissão de Honorários conquista destacamento de honorários em RPV na Justiça Estadual

Página Inicial / OAB-RO através da Comissão de Honorários conquista destacamento de honorários em RPV na Justiça Estadual

Recentemente, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB-RO), alcançou uma importante vitória em um caso que envolveu a separação dos honorários advocatícios contratuais do valor principal de uma sentença. Inicialmente, o pedido para destacar esses honorários foi indeferido por decisão que determinava o pagamento dos honorários junto com o débito principal da exequente, ou seja, diretamente na conta do exequente. A decisão argumentou ainda que a responsabilidade de pagar os honorários caberia à exequente, que deveria repassar esses valores diretamente com seu advogado ao receber o dinheiro.

A Dra. Adriana de Kassia Ribeiro, Presidente da Comissão de Defesa de Honorários da OAB-RO, atuou para a reforma dessa decisão. De acordo com ela, “a decisão feria diretamente o Art. 22, parágrafo 4º, do Estatuto da OAB, que determina que, se o advogado apresentar o contrato de honorários antes da expedição do alvará judicial, Requisição de Pequeno Valor (RPV) ou precatório, o juiz deve determinar que os honorários sejam pagos diretamente ao advogado, deduzidos da quantia a ser recebida pela parte. Esse artigo foi criado justamente para evitar que o advogado sofresse calote do cliente e ficasse sem receber seus honorários, pois ainda hoje não é raro o autor da ação receber integralmente o valor da ação e desaparecer. A advocacia precisa ficar atenta. Então, quando se trata de ações previdenciárias, como LOAS, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, onde o advogado muitas vezes faz contrato ad exitum, é importante que, uma vez solicitado o destaque de honorários pelo advogado, a justiça assim determine, até porque existe previsão legal”, disse a presidente da Comissão. Além disso, ainda de acordo com a Dra. Adriana de Kassia, a decisão também violava o Art. 85 do CPC, o qual entende a natureza alimentar dos honorários.

O caso tratava de uma ação de concessão de benefício previdenciário em fase de cumprimento de sentença. A decisão inicial baseou-se na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirma que o pagamento de honorários advocatícios contratuais não pode ser feito separadamente do valor principal da dívida. Essa jurisprudência entende que a separação se aplica apenas aos honorários sucumbenciais, não aos contratuais. Após a intervenção da OAB-RO, liderada pela Dra. Adriana de Kassia Ribeiro, e com auxílio da procuradoria o processo foi despachado e a decisão foi reconsiderada, a advogada do caso nos acionou rapidamente.

A OAB argumentou que negar o destacamento dos honorários comprometeria a remuneração justa dos advogados e desestimularia a assistência jurídica aos cidadãos.“O valor do RPV será depositado integralmente nas contas bancárias do autor e do advogado após a nossa intervenção. Estamos satisfeitos com a recente decisão de assegurar a separação dos honorários contratuais, reforçando o reconhecimento da importância justa do trabalho dos advogados e fortalecendo a nossa atuação na defesa dos seus direitos”, expressou Dra. Adriana de Kassia.

Com a revisão, foi determinado o destacamento dos honorários contratuais, possibilitando que fossem pagos separadamente do valor principal. Essa mudança representa uma vitória significativa para a advocacia, garantindo que os advogados recebam o pagamento adequado pelos seus serviços, especialmente em casos que envolvem clientes em situações de vulnerabilidade.

Em resposta a essa conquista, o Presidente da OAB-RO, Dr. Márcio Nogueira, parabenizou a Comissão de Defesa de Honorários: “Quero parabenizar a Presidente Dra. Adriana de Kassia Ribeiro e toda a Comissão de Defesa de Honorários pelo excelente trabalho realizado. Esta vitória não só assegura a justa remuneração dos nossos advogados, mas também reafirma o compromisso da OAB-RO com a proteção e valorização da advocacia”, disse Dr. Márcio Nogueira.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone