Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Comissão de Meio Ambiente da OABRO ouve preocupações de catadores, no lixão da Vila Princesa, e vai promover audiência pública para debater o tema

Página Inicial / Comissão de Meio Ambiente da OABRO ouve preocupações de catadores, no lixão da Vila Princesa, e vai promover audiência pública para debater o tema

Nesta quinta-feira foi realizada uma reunião com diversas comissões da Ordem e representantes de empresas privadas sobre amparo às famílias que vivem do lixão de Porto Velho.

A Comissão de Meio Ambiente da OAB Rondônia visitou, na última quarta-feira (26/07), o lixão da Vila Princesa, em Porto Velho, e conversou com catadores. A iniciativa teve o objetivo de verificar e conhecer quem está atuando no local que será fechado no próximo dia 30 de julho.

A presidente da comissão, advogada Rafaela Alburquerque, esclarece que conversou com diversas pessoas que trabalhavam no local sem estar associados a alguma das cooperativas de catadores. “Foi verificado que há uma ausência de assistência dos órgãos no processo de fechamento do lixão. O que se sabe é que está previsto o fechamento para o dia 30 de julho, e estes trabalhadores estão em uma posição de vulnerabilidade”, explica Rafaela.

Adicionalmente, existe um cenário de incerteza sobre a destinação dos resíduos sólidos com o fechamento do lixão, considerando que o aterro público, previsto para substituir o atual local de depósito, não ficou pronto a tempo. Tal situação agrava ainda mais a problemática, pois aumenta a insegurança dos catadores sobre o futuro de suas atividades, além de levantar preocupações ambientais.

Diante a vulnerabilidade em que se encontram as famílias que vivem do lixão, Rafaela Alburquerque, salienta que é imprescindível que medidas sejam tomadas para garantir a transição segura desses trabalhadores para novas formas de emprego e renda. “Nesse contexto, os trabalhadores do local solicitam o apoia da OABRO, buscando ações efetivas junto aos órgãos públicos responsáveis, a fim de evitar um cenário de desamparo e desespero para essas famílias”, comenta.

Frente à gravidade da situação, a Comissão de Meio Ambiente promoveu, na tarde desta quinta-feira (27/07), uma reunião com diversas comissões da OABRO, representantes do novo aterro sanitário e empresários de caçambas de Porto Velho para avaliar a situação e buscar o diálogo para uma maior transparência entre o poder público, a sociedade e empresas atuantes no segmento. “A OAB Rondônia está buscando formas proativas para encontrar soluções para garantir o amparo necessário aos trabalhadores afetados, e para isso, estamos estudando a viabilidade de uma audiência pública para os próximos dias”, conclui a presidente da comissão.

A reunião desta quinta-feira foi conduzida pelo conselheiro seccional e presidente da Comissão de Planejamento, Gestão Estratégica e Projetos, João Bosco Machado de Miranda. Conforme esclarecido, ficou acordado que a Ordem irá promover uma audiência pública para debater o assunto. “É um tema que impacta diretamente a vida da sociedade porto-velhense. E a OABRO está agindo para garantir que o poder público, as empresas e a sociedade estejam totalmente esclarecidos de como devem atuar a partir do momento em que for efetivado o fechamento do lixão da Vila Princesa”, finaliza João Bosco.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone