Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Comissão de Prerrogativas e Procuradoria da OAB/RO conseguem absolvição de advogado condenado por calúnia

Página Inicial / Comissão de Prerrogativas e Procuradoria da OAB/RO conseguem absolvição de advogado condenado por calúnia

Moacyr Pontes Netto e Maracélia Oliveira

Moacyr Pontes Netto e Maracélia Oliveira

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) defendeu, na 1º Câmara do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), a absolvição de advogado, condenado em 1º grau por calúnia, por ter comunicado à Ouvidoria do Tribunal que magistrado atuante em Rolim de Moura não estava sendo encontrado para julgar pedido de liberdade, durante o plantão judicial.

O advogado procurou a presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB, Maracélia Oliveira, que deferiu a assistência da Comissão e da Procuradoria das Prerrogativas para acompanhar a apelação.

Em sessão realizada no dia 07 de abril, na 1ª Câmara Criminal, o procurador das Prerrogativas, Moacyr Pontes Netto, fez defesa oral em prol do advogado e afirmou ter informações nos autos, prestadas pela própria servidora de Rolim de Moura, de que não conseguia encontrar o magistrado para entrega do pedido judicial para análise.

“O advogado apenas exerceu seu direito constitucional de comunicar o fato à Ouvidoria do TJ-RO, nunca houve dolo de macular a honra do magistrado. O advogado apenas usou dos meios necessários e colocados à disposição do cidadão pelo próprio Judiciário para o devido controle interno”, afirmou o procurador das Prerrogativas, Moacyr Pontes Netto.

A apelação do advogado diretamente assistido pela OAB/RO foi provida pelo relator, desembargador Valter de Oliveira, com parecer favorável do procurador de Justiça Abdiel Ramos Figueira, contrapondo-se ao parecer anterior do Ministério Público.

Logo após, o desembargador Daniel Lagos pediu vista para análise da apelação da segunda advogada, em razão da fragilidade probatória em relação a ela, que também havia sido condenada. Na sessão seguinte, a apelação do advogado foi provida, à unanimidade, oportunidade em que o desembargador Lagos estendeu o provimento também para a outra advogada, acompanhado da desembargadora Ivanira Borges.

“A Comissão de Prerrogativas esteve presente para apoiar o procurador das Prerrogativas e em repúdio à condenação em 1º grau por crime contra a honra, considerando que o advogado agiu de forma comedida e no regular exercício de um direito reconhecido”, pontua Maracélia Oliveira.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone