A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil levou orientação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta terça-feira (02/04), a alunos da Escola Estadual Brasília. Dia 2 de abril é considerado o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas, visando difundir informações sobre a condição do neurodesenvolvimento humano, reduzindo assim o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A advogada Luzinete Xavier é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela explica que um dos maiores objetivos é orientar. “Como a Comissão responsável pelo assunto na OAB em Rondônia nós falamos sobre o que é o autismo, a conscientização sobre quanto é importante entender do assunto para promover a inclusão, tudo voltado aos adolescentes”, ressaltou.
Mais de 400 alunos do ensino médio assistiram as palestras, que também teve a participação do advogado Jessé Nogueira Gomes. Em seu relato, ele contou como foi lidar com o diagnóstico tardio e os desafios enfrentados como advogado autista. “Há pouco mais de dois anos eu fui diagnosticado como TEA e uma das partes mais difíceis de ser diagnosticado tardiamente são os problemas de aprendizagem que temos na escola, o que pode ser minimizado com o tratamento. Já como advogado, a comunicação é uma barreira grande, pois o autista tem uma forma direta de se comunicar, o que pode não ser compreendido, por exemplo, pelos clientes”, explicou.
Entre as principais ações da Comissão estão promover e divulgar melhorias e defesas no cumprimento de normas e institutos jurídicos que protegem as pessoas com deficiência; promover debates e reflexões com grupos que objetive o bem estar de pessoas com deficiência; propor medidas destinadas a acessibilidade, entre outros.