Página Inicial / Comissão dos Jovens Advogados da OAB/RO participa de lançamento de campanha “Fim da cláusula de barreiras”

Integrantes da Comissão dos Jovens Advogados (OAB Jovem) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participaram, na última semana, do lançamento da campanha nacional pelo fim da cláusula de barreira, que impede os jovens advogados de se lançarem candidatos nas eleições da Ordem. O ato aconteceu no Colégio de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia, realizado durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo (SP).

A campanha visa mobilizar o Conselho Federal, todo o sistema OAB, e também o Congresso Nacional para que haja uma reforma legislativa e a jovem advocacia possa participar efetivamente do processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil.

O autor da proposta, presidente da OAB Jovem da OAB/RJ, Tomás Ribas, fez uma fala dura contra medidas que impedem uma maior participação institucional dos advogados em início de carreira, entre elas a própria cláusula de barreira. “Estou cansado de ouvir sempre os mesmos discursos, por isso vim aqui propor uma mudança de atitude. Existe o preconceito contra mulheres, negros, e, também, contra a juventude. Dizem que somos o presente e o futuro da advocacia, mas temos que provar isso com uma postura de enfrentamento”, enfatizou.

A causa ganhou o apoio do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, que participou de parte do encontro. “Vivemos tempos difíceis, e sabemos que quem mais sofre é quem está iniciando a carreira. Temos uma profissão que luta pela liberdade, pela honra e, muitas vezes, pela vida das pessoas. A jovem advocacia precisa participar ativamente da OAB, precisamos derrubar a cláusula de barreira”, afirmou, antes de ser aplaudido efusivamente.

A presidente da OAB Jovem de Rondônia, Larissa Rodrigues, dá destaque à causa.

O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, enfatiza que é preciso reservar uma atenção especial aos jovens advogados e estudantes do Direito, pois são o futuro da advocacia. “É importante despertar neles, desde cedo, a vocação para a missão social desta profissão, com isso, desenvolveremos neles o propósito de buscar rumos e objetivos para a superação dos desafios e reafirmação o espaço reservado à advocacia, na luta para a construção de um país mais justo para todos”, assegura.

Para a presidente da OAB Jovem da OAB Rondônia, Larissa Rodrigues, é primordial que haja a mudança legislativa. “Nós, presidentes jovens, ao apresentarmos essa campanha, estamos propondo uma mudança efetiva para a participação ativa da jovem advocacia no Sistema Ordem. O jovem advogado ou a jovem advogada são obrigados a votar independentemente do seu tempo de inscrição nos quadros, entretanto, não podem ser eleitos caso tenham menos de cinco anos de registro. Precisamos derrubar essa barreira”, comenta.

Na ação, foram abordados ainda temas como a criação de um Conselho Federal Jovem, campanha de incentivo à participação da mulher advogada na política institucional e enfrentamento no mercado de trabalho, cursos de Direito totalmente à distância e a instituição do Dia Nacional da Jovem Advocacia.