A Comissão Especial de Direito Previdenciário (CEDP) da OAB-RO promoveu na quarta-feira (12), uma reunião para debater temas relevantes para a área previdenciária no estado. Entre os assuntos discutidos: a dificuldade em agendar perícias junto ao INSS, simpósios regionais e ações voltadas para o interior de Rondônia.
Saulo S. Macedo, gerente executivo do INSS em Rondônia, participou do encontro para informar aos presentes sobre as dificuldades enfrentadas para o agendamento de perícias no estado. O assunto é de grande importância para os profissionais do Direito Previdenciário e para a população que busca atendimento previdenciário.
A Conselheira Federal Julinda da Silva falou sobre o Simpósio da Região Norte do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), que acontecerá em Belém (PA). O evento é uma oportunidade para os profissionais da área debaterem temas relevantes e se atualizarem sobre as novidades do Direito Previdenciário.
A presidente da Comissão, Síntia Fontenelle, a coordenadora do evento, Valdineia Meireles, e a secretária-geral da Comissão, Regiane Struckel, também abordaram o II Simpósio promovido pela comissão, que ocorrerá no dia 25 de junho. O evento terá como destaque a participação de profissionais locais e debaterá assuntos de grande importância para a região.
Além disso, foram discutidos os cursos que a comissão levará ao interior do estado, que terá início na cidade de Ariquemes. O objetivo é ampliar o alcance das capacitações e garantir que profissionais de outras localidades também tenham acesso a conhecimentos atualizados na área previdenciária.
Outro tema abordado foi a gratuidade de Justiça ao hipossuficiente e as decisões do Poder Judiciário de Rondônia, que será abordado pelo membro da comissão Miguel A. P. B. Filho em audiência pública que será realizada na OAB-RO.
Já Nicole Maltezo destacou a importância da divulgação dos cursos do INSS Digital, realizados pela Comissão. Esses cursos são fundamentais para que os profissionais da área se mantenham atualizados sobre os procedimentos e as ferramentas disponíveis no atendimento previdenciário.
“A reunião da CEDP/RO é sempre muito produtiva, pois nós abordamos temas de interesse dos profissionais do Direito Previdenciário, buscando melhorias para o atendimento à população no estado de Rondônia”, finalizou Síntia Fontenelle.