Página Inicial / Comissão Nacional de Direitos Humanos e OAB/RO recebem venezuelanos para discutir situação dos refugiados em Rondônia

Ouça a versão em áudio

Com o intuito de executar ações que visem melhorar a condição social dos refugiados em Rondônia, a advogada Eduarda Meyka Ramires, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), da OAB Nacional, realizou na última quinta-feira (8), na Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), uma reunião com líderes da comunidade venezuelana e professores do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O trabalho que será desenvolvido pela CNDH e OAB Rondônia, teve sua idealização dentro da Ordem, há duas semanas, quando, em reunião, os integrantes traçaram metas e identificaram a preocupação desse público com o trabalho. “Muitos deles possuem curso superior, mestrado e doutorado, mas não conseguem emprego por falta de ajuda na tradução dos currículos”, afirmou Eduarda.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, afirmou estar disposto a buscar soluções e fomentar a política pública voltada ao atendimento dos imigrantes e refugiados. “Ações como essa se fazem necessárias para discutir um tema de extrema relevância para a advocacia e sociedade e, a OAB/RO está motivada a ajudar”, salientou.

A Comissão de Proteção de Defesa da Cidadania e Mobilização Comunitária da OAB/Rondônia, também fará parte das ações planejadas e, conforme o presidente João Bosco Machado de Miranda, essas práticas ganharão força ao decorrer do ano e outras atividades para debater o tema serão realizadas.

Atualmente, foi criada uma associação para dar apoio aos venezuelanos e, futuramente, algumas ações serão realizadas para prestar serviços e debater melhorias. Também foi marcada um Assembleia para o próximo dia 23, no auditório da Seccional Rondônia, para expor os avanços conquistados até o momento.