A Comissão OAB Vai à Escola finalizou suas atividades de 2024 no Clube da Ordem dos Advogados – Seccional Rondônia (OAB-RO), oferecendo um dia de lazer e confraternização para 90 alunos das escolas 4 de Janeiro e Mariana. O evento, denominado “Direito ao Lazer”, foi inspirado no Art. 16, IV, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura o direito de brincar, praticar esportes e se divertir.
Ao longo do ano, os advogados Noêmia Moraes e Alcídes Marques atuaram como professores voluntários na Escola Mariana, ministrando aulas de Direito Civil, Constitucional, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, e Direito do Trabalho. O objetivo foi proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para compreender e participar ativamente da sociedade.
Na Escola 4 de Janeiro, a advogada Marina Bento coordenou a disciplina Eletiva Noções de Direito e Cidadania para os alunos do Ensino Médio. Durante o segundo semestre, os estudantes participaram de palestras semanais sobre diversos temas jurídicos, com a participação de advogados da Comissão.
O evento no clube da OAB, realizado na última sexta-feira (8), foi um momento de celebração e fortalecimento dos vínculos entre os alunos, a comunidade escolar e a Ordem dos Advogados de Rondônia. “O ensino do Direito nas escolas é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, além de atuar na prevenção de problemas como bullying, cyberbullying, pichação e uso de drogas”, afirmou Denise Torquato, presidente da Comissão e também professora voluntária nas escolas.
A Comissão OAB Vai à Escola também destaca a parceria das diretoras Márcia Almeida dos Reis, da Escola Mariana, e Francisca Aguiar, da Escola 4 de Janeiro, que acompanharam e apoiaram as atividades ao longo do ano. Além disso, a colaboração das secretarias municipais de Turismo (Semdestur) e do Meio Ambiente (Sema), por meio do empréstimo dos ônibus para o transporte dos alunos, foi essencial para a realização do evento.