Em um esforço conjunto para destacar a realidade, a jornada e os desafios da maternidade atípica, as Comissões dos Direitos Sociais e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RO, em parceria com a ESA-RO, estão organizando o “Encontro das Mães Atípicas”. O evento será realizado no dia 20 de maio, das 15h às 18h30min, na sede da Seccional, em Porto Velho.
Peterson Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância do evento. “Este encontro é uma oportunidade crucial para reconhecermos e valorizarmos a jornada única e inspiradora das mães atípicas. É fundamental criar um espaço de diálogo e apoio para essas mulheres”, afirmou.
O evento contará com uma série de painéis sobre temas que vão desde a maternidade atípica e o profissionalismo até a relevância da união e assistência familiar na maternidade atípica. Entre os palestrantes estarão a juíza e mãe atípica Larissa Pinho, a vice-presidente da OAB-RO, Vera Lúcia Paixão, e a advogada e mãe atípica Luzinete Xavier de Souza.
Maiara Ximenes, presidente da Comissão dos Direitos Sociais, destacou o impacto do evento. “O Encontro das Mães Atípicas é uma oportunidade para discutirmos assuntos que são frequentemente negligenciados. Esperamos que este evento dê voz a essas mães e ajude a sociedade a entender melhor seus desafios e conquistas”, disse Ximenes.
O Presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, reforçou o compromisso da Ordem em promover essas discussões. “A OAB/RO está plenamente comprometida em defender os direitos e promover a inclusão de todas as pessoas. Este encontro é um exemplo de como estamos trabalhando para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas. Ao abrir um espaço para que essas mães compartilhem suas vivências, esperamos não só oferecer apoio e compreensão, mas também combater preconceitos e promover uma maior inclusão e respeito na sociedade. Afinal, a maternidade atípica, assim como qualquer outra, deve ser celebrada e respeitada”, afirmou Nogueira.
A conselheira seccional e vice-presidente da Comissão dos Direitos Sociais, Lorraine Iyacoca, destacou a necessidade de entender a realidade dessas mães. “Este encontro é mais do que um evento. É uma oportunidade para conhecermos as histórias e experiências das mães atípicas, que muitas vezes são mal compreendidas ou julgadas pela sociedade”, disse Iyacoca.
O evento será aberto ao público e contará com uma série de atividades, incluindo sorteio de brindes, apresentação de saxofonista, coffebreak, um espaço kids e muito mais.