A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, foi representada durante o 5º painel da XXII Conferência Nacional dos Advogados, pela vice-presidente da OAB/RO, Veralice Gonçalves de Souza Veris e pela secretária-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Helena Maria Brondani Sadahiro.
O painel discutiu o fortalecimento da democracia brasileira que passa pelo protagonismo da mulher na sociedade e pela efetivação dos direitos previstos na Constituição de 1988 reunindo especialistas que trataram desde as conquistas das mulheres nos últimos séculos até a diversidade nos escritórios de advocacia. Os temas passaram também pelas marcas físicas e simbólicas da violência contra a mulher, pela representatividade feminina na política e por experiências-piloto nacionais e internacionais na emancipação e promoção feminina.
A presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB, a advogada Fernanda Marinela, abriu as palestras com um panorama das conquistas das mulheres nos últimos séculos, mas demonstrou que é preciso mais para efetivá-las. “A diferença é positiva e contribui para a evolução do ser humano”, afirmou, sugerindo “um feminismo em conjunto, que agregue mulheres e homens na construção de uma sociedade melhor, mais justa e fraterna, aproveitado as qualidades de cada um”.
A professora da PUC de São Paulo Flávia Piovesan continuou o debate falando sobre a mulher e suas capas de vulnerabilidade em tornos de dois eixos: como compreender o alcance da proteção aos direitos das mulheres, e os desafios e perspectivas para a implementação dos mesmos também fora da esfera doméstica. “É preciso ir adiante na democratização, na atuação das mulheres na esfera pública”, afirmou.
Temas como a Diversidade nos Escritórios de Advocacia, Tráfico Humano, Exploração Sexual e Turismo Sexual: a escravidão e a coisificação da mulher também foram amplamente discutidas durante o painel.
A vice-presidente da OAB/RO, Veralice Veris, afirmou que a inclusão do tema em um dos maiores eventos da advocacia brasileira é de suma importância não só para valorização profissional da mulher advogada como para sua inclusão e respeito na sociedade.
Com informações do CFOAB