Página Inicial / Compromisso e Conquistas: Ordem dos Advogados em Rondônia credencia 29 novos profissionais do direito

Na noite da última segunda-feira (28/07), a sede da OAB Rondônia, em Porto Velho, foi palco de uma solenidade na qual 29 novos advogados fizeram o compromisso e receberam suas credenciais, tornando-se habilitados ao exercício da advocacia.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), Márcio Nogueira, conduziu o evento e recebeu o juramento dos novos profissionais, reforçando o compromisso com a justiça, o princípio do contraditório e da ampla defesa, além da dignidade da pessoa humana.

O procurador-geral do estado de Rondônia, o advogado Thiago Denger, esteve presente e foi paraninfo da turma. Ele deu as boas-vindas à nova advocacia, enaltecendo a profissão que atua em prol da justiça. Em seu discurso, relembrou sua trajetória como advogado e suas responsabilidades junto à Ordem.

Márcio Nogueira destacou a nobreza da profissão, a dedicação à justiça social e as iniciativas que a OABRO tem realizado em prol dos novos profissionais e o acolhimento que estes terão a partir daquele momento. “A OABRO tem se empenhado para fortalecer os profissionais do direito, além de oferecer capacitações. Temos muitas oportunidades à nossa frente, devemos nos posicionar no mercado de trabalho e estamos aqui para orientar cada um de vocês”, ressaltou.

Entre os momentos mais marcantes, destaca-se a oradora Josiane Schereder. Emocionada, ela narra a trajetória de sonhos e abdicação que cada um dos presentes enfrentou para receber suas credenciais. Em suas palavras, “a advocacia é um sonho de justiça social, e a conquista da credencial é tornar realidade a possibilidade de transformar o mundo em que estamos”.

Comemorando a conquista, a advogada Maria Lindalva dos Santos de Miranda, 58 anos, possui uma história de amor à justiça antes mesmo de entrar na Ordem. Policial Civil aposentada, ela conta que sempre esteve envolvida em ações que promovem equidade social. “Esperei 15 anos após concluir meu curso de direito para fazer o exame da Ordem, e meus planos agora são continuar ajudando as pessoas com os projetos sociais em que já atuo. Pretendo manter meus projetos de suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social e imigrantes”, enfatiza Lindalva.

Já Vivian Jacob, 27 anos, afirma que sua trajetória rumo ao sonho começou em 2015, quando ingressou na Faculdade Integradas Vianna Júnior, em Juiz de Fora (MG), e passou dois anos estudando na cidade mineira e estagiando no Juizado Especial Cível da cidade de Três Rios (RJ). Por questões pessoais, voltou para Porto Velho, onde concluiu o curso de graduação passou no Exame de Ordem. “Aprendi com meu avô materno, Eudes Rosa Cabral, que foi advogado da Ordem, e meu avô paterno, Landirso Ramos Jacob, ex-procurador do estado, que a advocacia é andar pelos percalços e lamaçais da vida sem se sujar. Eles são meus exemplos de profissionais da justiça”, destacou.

Além do presidente da OABRO, Márcio Nogueira, estiveram presentes no evento Aline Silva, secretária-geral; Larissa Rodrigues, ouvidora-geral; Eliel Soeiro, presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CAJA); Genúsia de Freitas, representante da Comissão OAB vai à escola; Leonardo Lima, representante da Jovem Advocacia; Michel Mesquita, presidente da Comissão de Seleção e Habilitação; e Thiago Danger, procurador-geral do estado de Rondônia.