Durante pronunciamento na tribuna do Senado, o senador Confúcio Moura homenageou a trajetória da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB-RO). O senador destacou o pioneirismo e a resiliência dos advogados que, na década de 1950, enfrentaram grandes desafios para estabelecer a Seccional em uma região então distante e isolada.
Confúcio lembrou que, na época, a criação da OAB Rondônia foi um ato de ousadia frente a um Conselho Federal da OAB cético e uma sede situada no Rio de Janeiro que demorou a reconhecer a importância e a necessidade da representação local. “Era um período em que pisotearam o Estado de Rondônia, visto como uma parte remota do Brasil. O esforço incansável de um grupo de advogados de Porto Velho, composto por apenas 23 profissionais, foi fundamental para a conquista de nossa própria Seccional”, afirmou.
Confúcio Moura também ressaltou o impacto positivo da criação do estado e do Tribunal de Justiça de Rondônia, em 4 de janeiro de 1982, que trouxe mais segurança e estabilidade para a advocacia local. O senador destacou o papel crucial de Fouad Darwich Zacharias, primeiro Presidente do Tribunal de Justiça, nesse processo.
Ainda durante seu discurso, o sanador fez questão de homenagear vários advogados que contribuíram significativamente para a advocacia rondoniense. Entre os mencionados estavam o atual Presidente da Seccional, Márcio Nogueira, e os pioneiros Fouad Zacharias, José Mário Alves da Silva, Odacir Soares, Amadeu Matzenbacher, José Itamar de Moura Dantas, José de Abreu Bianco, Amir Lando, Moreira Mendes, Juscelino Amaral, Tomás Correia, Orestes Muniz, José de Almeida Júnior, Renata Fabris, Nilton Marena, Jackson Chediak, entre outros.
“Em nome da OAB Rondônia, agradeço ao senador Confúcio Moura por suas palavras inspiradoras e pelo reconhecimento da nossa trajetória. Celebrar 50 anos é honrar o legado dos pioneiros que construíram nossa Seccional com coragem e determinação. Sua contribuição é um incentivo para continuarmos nosso trabalho em prol da justiça e da advocacia em nosso estado”, expressou Dr. Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO.