Com 29 anos, a advogada rondoniense Vitória Jeovana da Silva Uchôa é a conselheira federal mais jovem da Ordem dos Advogados do Brasil. Ela assume a Ouvidoria-Adjunta da Jovem Advocacia no Conselho Federal da OAB.
A conselheira conta que se dedicar à Ordem requer integridade ao princípio que norteia a vida dela: servir.
“É se doar pelo outro, pela sociedade, pelos colegas. Essa é a base mais bonita da atuação dentro do sistema OAB”, afirma.
A mãe da advogada, Maria Aparecida, é sua maior inspiração quando o assunto é a força da mulher. Ela lembra, com emoção, os dias de trabalho duro que viveu ao lado de Dona Cida, como é mais conhecida.
“Minha mãe, que foi sacoleira e me criou sozinha, sempre disse que o estudo mudaria a nossa realidade — e mudou. Meus irmãos abriram mão de muitos sonhos para que eu pudesse viver os meus.”
Ser a conselheira federal mais jovem do país é sinônimo de muita luta e dedicação. Vitória Jeovana também quer ser inspiração para a jovem advocacia rondoniense.
“A base de tudo é o respeito. Olho para os mais experientes com vontade de aprender. Sempre fui a mais nova em tudo — na faculdade, no trabalho, nas comissões. Me considero ousada, e acho que é isso que me fez chegar até aqui. Não quero ocupar o lugar de ninguém, quero aprender e somar.”
Rondônia bem representada no Conselho Federal
Hoje, ao lado dos conselheiros federais de Rondônia — Vinícius Lemos, Alex Sarkis, Vera Paixão, Julinda Oliveira e João Carlos —, ela traz a consciência de compor um time de profissionais que são reconhecidos por suas atuações dentro e fora do Estado.
“Sozinha a gente vai longe, mas em grupo, a gente vai mais forte. Eu me sinto abençoada por estar ao lado deles. E do nosso presidente, Márcio Nogueira — um líder que inspira porque faz, não só fala.”
Hoje, Vitória Jeovana é a conselheira federal mais jovem do país, mas ela sabe muito bem o que quer dizer para si mesma no final deste mandato.
“Vitória, a gente conseguiu. Representamos a advocacia rondoniense com coragem, respeito e amor. Fomos a voz da jovem advocacia, do advogado experiente, de quem acredita na inovação e de quem valoriza a tradição. Cada passo foi construído com propósito — e valeu a pena.”