Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Conquista da Advocacia – OAB/RO comemora aprovação pela CCJ do Senado da criminalização das prerrogativas

Página Inicial / Conquista da Advocacia – OAB/RO comemora aprovação pela CCJ do Senado da criminalização das prerrogativas

“Mais um grande passo em favor da sociedade e do fortalecimento da advocacia, além de representar uma conquista histórica da nossa entidade”, comemorou Andrey Cavalcante ao comentar a aprovação, que aconteceu esta semana, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado do texto do Projeto de Lei da Câmara (PLC 83/2008).

O texto criminaliza a conduta de violar direitos ou prerrogativas dos advogados, impedindo ou limitando sua atuação profissional, e prejudicando o interesse legitimamente patrocinado.

O assunto foi amplamente discutido durante o Colégio de Presidentes, realizado em Brasília, que contou com a participação do presidente OAB/RO, Andrey Cavalcante. “Devemos lembrar que o respeito às prerrogativas dos advogados contempla unicamente o cidadão que busca o acesso à justiça e aos seus direitos, legitimamente patrocinados pelo advogado”, enfatizou Andrey Cavalcante.

Para a presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/RO, Maracélia Oliveira, a decisão da CCJ significa resguardar a todos os profissionais o livre e regular exercício da advocacia e a imediata defesa de suas prerrogativas.

Com a decisão, a CCJ confirma substitutivo ao projeto, aprovado no final de 2010. O texto, do ex-senador Demóstenes Torres, desloca a mudança sugerida na proposta, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), para a Lei do Abuso de Autoridade (Lei 4.898/1965). Assim, o substitutivo ampliou o alcance da iniciativa, na tentativa de resguardar não só os advogados, mas todas as demais categorias profissionais, contra a violação de direitos e garantais legais do exercício de seu ofício.

Pelo projeto, a pena para crimes de abuso contra o exercício profissional passará de dez dias a seis meses de detenção para dois a quatro anos, mais multa.

Andrey Cavalcante reforça todo o empenho da entidade em Rondônia de lutar pela aprovação do projeto no Senado. “Estamos incansáveis nesta luta e nos mantemos firmes no propósito de defender o projeto junto a bancada de nosso Estado e sensibilizar os parlamentares quanto a importância em garantir mais esta conquista à sociedade brasileira”.

O presidente da OAB/RO, aproveita para destacar o empenho no tema dedicado pelo relator da matéria, senador Gim Argelo e ao presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo.

Com informações do CFOAB

 

Fonte da Notícia: Ascom - OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone