Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) escolheu nesta segunda-feira (08), durante sessão extraordinária do Pleno, os novos representantes da advocacia que serão indicados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Para o CNJ, foram escolhidos Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira e Gisela Gondin Ramos. Já para o CNMP serão indicados os advogados Walter de Agra Júnior e Esdras Dantas de Souza.
Os quatro advogados foram escolhidos por voto aberto e sessão aberta ao público, após passarem por sabatina. Dentre os 81 Conselheiros Federais, cinco foram escolhidos para fazer a arguição dos candidatos, entre eles o Conselheiro Federal de Rondônia, Elton José Assis. “Para nós foi uma grande honra ser escolhido entre os 81 Conselheiros para participar da sabatina que indicou os novos nomes que irão representar nossa classe junto ao CNMP e CNJ. Importante parabenizar os colegas pela escolha e desejar-lhe toda sorte de uma atuação exemplar a frente dessas duas instituições de tamanha importância para a manutenção da Justiça”, frisou Assis.
Junto com o Conselheiro Elton Assis, participaram da arguição os Conselheiros Luiz Flávio Borges D’Urso, Miguel Angêlo Sampaio Casado, Henrique Neves Mariano e José Danilo Correia Mota.
Os representantes da advocacia nos órgãos de controle externo da Justiça e do MP cumprirão mandato de dois anos. Os advogados eleitos hoje pela entidade serão ainda sabatinados pelo Senado Federal e deverão ter os nomes aprovados pelo plenário da Casa, para então serem nomeados aos cargos pela presidente da República.